×

Política

PMDB reúne pretensos pré-candidatos a vereador em Maceió

Pretensão do partido é lançar chapa própria na disputa proporcional e sem coligação

O senador Renan Calheiros reuniu na manhã desta quarta-feira, 20, na sede do diretório estadual do PMDB, em Mangabeiras, pré-candidatos a vereador nas eleições do próximo ano em Maceió. A pretensão do partido, de acordo com Renan – que é presidente do PMDB em Alagoas – é lançar chapa própria à Câmara de Maceió com pelo menos 42 candidatos, caso seja mantido o número de 21 vereadores na capital alagoana em 2012.

“O PMDB não pretende fazer coligação com nenhum partido na disputa proporcional, mas somente na majoritária dentro de um grupo formado por até doze partidos”, disse Renan, que admite a possibilidade do partido ter candidato próprio a prefeito em Maceió. Com isso, o partido, segundo avaliação do senador, poderá eleger uma bancada de entre quatro e seis vereadores na Câmara Municipal. Hoje o PMDB não conta com nenhum vereador em Maceió.

“Quero fortalecer o partido em Maceió. Em agosto vamos iniciar uma campanha de filiação visando oxigenar e renovar os nossos quadros e para isso queremos contar na linha de frente com o movimento sindical, com movimentos das mulheres, enfim tornar o PMDB forte”, completou o senador. Renan anunciou ainda que em breve estará sendo instalado em Alagoas o PMDB Jovem visando atender o anseio dos jovens que se interessam por política.

O senador revelou ainda que os pré-candidatos a vereador pelo partido, tanto na capital, quanto no interior, irão participar de cursos de formação política promovidos pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), obrigatórios a todos os candidatos para que estejam aptos a representar o partido junto à sociedade. “O PMDB é o único partido que promove cursos para os seus militantes em todo o País”, afirmou Renan Calheiros.

Renan disse ainda que o PMDB estará colocando toda a sua estrutura à disposição de seus candidatos e vai trabalhar pra fazer o maior número de vereadores em Alagoas nas eleições de 2012. Quer repetir também, o número de prefeitos, que atualmente são 20. A pretensão é de que o partido lance candidatos próprios em pelo menos 50 municípios alagoanos. Em Maceió, só terá candidato ‘se for um nome competitivo em condições de vencer a disputa’.

A coordenação para formar a chapa proporcional do PMDB em Maceió está a cargo do ex-deputado estadual e ex-deputado federal Antonio Holanda. O PMDB começa a ganhar novos filiados em Maceió, entre eles os vereadores Diogo Gaia e George Sanguinetti; o major Fragoso; o ex-presidente do Sintsep-AL, Jogelson Veras; o ex-deputado Délio Almeida, entre outros nomes que poderão compor a chapa proporcional do partido na eleição de 2012.

A reunião contou ainda com a presença do prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus.