O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, e o presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, ex-deputado federal e ex-ministro dos Transportes Eliseu Padilha, defendem candidatos próprios do PMDB a todos os cargos na eleição municipal de 2012, principalmente nas prefeituras das capitais. Eles estão percorrendo o Brasil para fortalecer a base do partido.
O presidente do PMDB em Alagoas, senador Renan Calheiros, disse que seu partido saiu fortalecido em Alagoas nas últimas eleições e que sua proposta para o pleito do próximo ano é a mesma da direção nacional do partido, lançando candidatos de vereador e prefeito nos 102 municípios alagoanos, incluindo Maceió. Admitiu, porém, a possibilidade de fazer alianças em algumas cidades alagoanas.
Raupp e Padilha vieram a Maceió participar, juntamente com o senador Renan, do encontro “Rumo aos municípios 2012 – Estradas e Bandeiras”, que foi realizado partir no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, com a participação, também, dos deputados federais e estaduais do partido e de toda a sua militância no Estado.
Na coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, o senador Raupp afirmou que o PMDB é muito importante para governabilidade do país e que este é o momento da sigla aproveitar para crescer e se fortalecer ainda mais como o maior do Brasil. “A nossa meta é crescer no Brasil. Para isso, vamos fortalecer o partido com novas lideranças e juntos construir um País melhor”, disse o presidente nacional.
Ao defender o lançamento de candidatos próprio do partido em todos os municípios em 2012, o presidente da FUG ressaltou que o PMDB não pode contrariar a Lei da Física. “Temos que ser o protagonista do processo político. O sol como astro maior não gira em torno dos menores, que são os planetas. Mas, ao contrário. Na política também é assim: o maior no centro e os menores giram sob a sua órbita”, disse.
Eliseu Padilha ressaltou que o PMDB fincou raízes profundas na sociedade, desde a sua fundação, por isso é o maior do país.
O senador Renan prometeu uma frente “suprapartidária” em busca da prefeitura de Maceió e, se possível, com apoio do prefeito Cícero Almeida (PP). Fez ver, porém, que é cedo para colocar nomes na disputa de 2012, já que o objetivo maior é o bem da sociedade. “Colocar nomes antecipado é colaborar para o ‘insucesso’ do candidato. Na hora certa anunciaremos”, completou.
O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, um dos principais suportes do PMDB em Alagoas, como ressaltou o senador Renan, também considerou cedo para colocar nomes em jogo com vistas à disputa municipal do próximo ano. “Neste momento temos que continuar o nosso trabalho na prefeitura. Na hora certa divulgaremos o nome de consenso para encabeçar a chapa”, enfatizou.