×

Política

PMDB Mulher define plano de governo para as eleições de outubro

Encontro reuniu mulheres de 21 estados, Alagoas se fez presente ao evento

O cumprimento da lei que estabelece composição das listas eleitorais com índices definidos para cada sexo e a importância das redes sociais nas eleições de outubro foram alguns dos itens debatidos durante a capacitação para as candidaturas femininas do PMDB Mulher, que aconteceu no Auditório Freitas Nobre, na Câmara Federal, em Brasília, na semana passada. O evento discutiu as políticas públicas direcionadas para as mulheres do PMDB e definiu um plano de governo.

Vinte e um estados estiveram representados. Alagoas se fez presente através da presidente estadual do PMDB Mulher, Juliana Almeida; da secretária Márcia Marcolino e Maria Inês Santos, representando o do PMDB Afro. “No evento, se construiu uma agenda de trabalho do núcleo, com a definição de tarefas a serem desenvolvidas através de um calendário que será elaborado por cada Diretório Estadual e que tem como meta ampliar a participação feminina nas próximas eleições”, destacou Juliana.

Ele lembra ainda que, durante a capacitação, foi enfatizado o compromisso com o cumprimento da Lei 12.034/2009, que prevê a obrigatoriedade de composição das listas eleitorais com, no mínimo, 30% e, no máximo, 70% de candidaturas de cada sexo. “O PMDB em Alagoas é muito bem estruturado e temos certeza que contaremos com a direção estadual do partido para cumprirmos também essa determinação”, concluiu.

O encontro teve o apoio da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e também dispôs de painéis sobre a capacitação da multiplicação do planejamento estratégico do PMDB Mulher Nacional e sua aplicação na plataforma das candidatas, formação política através do curso se preparação de candidatas do Ensino à Distância (EAD), FUG e Organização dos Núcleos do PMDB Mulher.

A gerente nacional do EAD da Fundação, Elisiane da Silva, apresentou o curso de preparação de candidatos, com uma aula específica para as candidatas mulheres.