×

Política

PMDB coloca Renan Filho à disposição da ?Frente de Oposição? para o governo

Indicação do deputado foi resultado intensa e democrática discussão interna feita entre membros do partido

Acabaram na manhã dessa segunda-feira, 05, as especulações de quem o PMDB iria indicar como pré-candidato ao governo de Alagoas. Em coletiva de imprensa que reuniu os principais meios de comunicação do estado, em um dos auditórios do Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, o partido colocou o nome do deputado federal Renan Filho, a disposição da ‘Frente de Oposição’, para disputar a majoritária. Devendo ainda ser aprovado pelas demais legendas.

Abrindo o encontro, o senador peemedebista Renan Calheiros, expôs a escolha do deputado como candidato. “Diante das pesquisas qualitativas e quantitativas, dos encontros regionais, e da não rejeição, indicamos a consenso o nome do deputado como pré-candidato do partido ao governo de Alagoas”, disse o senador.

Como forma de oficializar o nome, um documento será entregue ao coordenador da ‘Frente de Oposição’, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT).

“A indicação é um resultado de intensa e democrática discussão interna feita pelo partido, com dirigentes, prefeitos, parlamentares e lideranças populares de todas as regiões do estado. Nesse processo, o nome do Renan Filho foi formando consensos e, afinal se consolidou como a melhor opção dentro dos quadros que dispõe o PMDB alagoano”, pontuou Renan Calheiros em documento que será entregue a coordenação da frente de oposição.

Partido fora da ‘Frente de Oposição’ e candidato a vice

Ainda com a palavra, Calheiros expôs ao presentes que estão fora da ‘Frente de Oposição’ as legendas PRTB e PMN. “Para os projetos de construção de uma nova Alagoas, os partidos PRTB e PMN não estão incluídos. Porém, vamos pedir o apoio na disputa para o governo do ex-prefeito Cicero Almeida. Queremos que ele faça parte. Agora, não sabemos se a direção do partido vai liberar”, observou o presidente do Senado.

Com relação ao vice, Calheiros colocou alguns nomes e disse que discussões ainda vão acontecer entre as legendas pela indicação. “Existem bons nomes nos demais partidos, entre eles, Judson Cabral, Roseane Beltrão, Patrícia Sampaio, Wanderley, Carimbão, Renilde Bulhões. Vários. As legendas possuem bons nomes, que devem sair até o dia 30 de junho”, discorreu o senador da pergunta de um jornalista.

Candidato da Dilma

Durante a coletiva, foi perguntado ao pré-candidato se ele era o candidato da presidência, e ele garantiu que sim. “Nosso governo será afinado com ideias políticas da Dilma Rousseff. O PT faz parte da composição da ‘Frente de Oposição’. Vamos caminhar juntos”, garantiu o deputado Renan Filho e pré-candidato ao governo pelo PMDB.

Sobre o seu nome ser colocado na disputado, ele respondeu: “Este é um momento histórico. Repleto de novidades e propostas. Meu nome foi colocado diante das convenções, discussões, pesquisas. Um nome favorável para o momento. E vamos trabalhar com os pés no chão, sem a história de um salvador. Mas sim, com firmeza e com um bom plano de governo”.

O pré-candidato

Renan Filho, 33 anos é economista de formação, foi prefeito de Murici por dois mandatos. Em 2010 foi eleito para deputado federal com mais de 140 mil votos, o mais votado dos alagoanos.