×

Policial

PMAL recebe reforço de equipamentos com sistemas de identificação biométrica

Material recebido auxiliará o trabalho operacional dos militares, através do sistema de identificação biométrica

A Polícia Militar de Alagoas recebeu na manhã desta sexta-feira (15), 59 modernos computadores e tablets equipados com sistema que permite a identificação de cidadãos, em abordagens nas ruas, de forma imediata através da digital. É uma tecnologia inovadora no país.

A aquisição dos equipamentos resultou do convênio SENASP/MJ 776054/2012, firmado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres).

“Os tabletes recebidos é uma ferramenta que facilita a identificação de elementos suspeitos, com a implantação do sistema biométrico será possível agir de maneira mais célere, identificando os indivíduos em conflito com a lei, durante as abordagens policiais, e melhorando os rendimentos no combate ao crime em nosso Estado”, destacou o comandante-geral, coronel Lima Júnior.

Durante a cerimônia de entrega, feita pelo governador do Estado, Renan Filho, e pelo secretário da Defesa Social, Alfredo Gaspar, na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo (APMSAM), o governador esclareceu que os equipamentos, também entregues à Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, são de fundamental importância para o serviço operacional.

Os tablets serão instalados, inicialmente, em 20 viaturas operacionais das Polícias Militar e Civil. O governador Renan Filho explicou como será o trabalho. “Agora, quando um policial abordar um cidadão na rua, um suspeito, naquele mesmo momento, o agente poderá saber quem é aquela pessoa, com o tablet, pela digital. Ele vai saber se o cidadão tem antecedentes criminais, se tem a ficha limpa”, revelou o gestor.

Ainda sobre os tablets, o secretário da Sedres, Alfredo Gaspar, avaliou a operacionalidade conquistada a partir do sistema. “O policial em campo não precisará se deslocar até a delegacia para a identificação criminal de suspeitos. A pesquisa é feita nos bancos de dados das polícias, do instituto de identificação, em mais de um milhão de arquivos; verifica se o investigado possui ou não, por exemplo, mandado de prisão em aberto”, afirmou o secretário.

Esteve presente também à cerimônia, o subcomandante-geral da PM, coronel Louvercy Monteiro; o diretor de Políticas de Defesa Social e Ressocialização, coronel Marcus Vinícius; o comandante da APMSAM, coronel João Marinho; o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Marcos Sampaio; o chefe do Gabinete Militar, tenente-coronel Evandro Omena; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral; o delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o diretor de Polícia da área 2 (DPJA-2), Mário Jorge Barros; entre outras autoridades civis e militares.