×

Maceió

PM/AL: motocicletas reforçarão segurança na capital alagoana

Comandante-geral da PM, coronel Dário Cesar, faz a entrega simbólica das chaves dos veículos ao comandante do Pelotão de Moto Patrulhamento do Batalhão de Radiopatrulha, tenente David de Melo

A Polícia Militar de Alagoas entregou nesta quarta-feira, 22, dezesseis novas motocicletas que serão usadas no policiamento ostensivo de toda Maceió e região metropolitana. Os veículos irão compor o Pelotão de Moto Patrulhamento do Batalhão de Radiopatrulha por meio das Rondas Ostensivas com o Apoio Motorizado.

“Uma polícia mais ágil, com possibilidade de chegar a qualquer lugar independentemente do grau de dificuldade no percurso de acesso”, ressaltou o comandante-geral da PM, coronel Dário Cesar durante a solenidade de entrega das motos, no Quartel do Comando Geral da corporação. Dário anunciou que até fevereiro do próximo ano, a PM estará comprando mais veículos do tipo, totalizando 102 novas motocicletas.

Para o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, o emprego do policiamento com motos chega num momento importante para a segurança pública. “A expectativa é de que nos próximos anos, com os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo no Brasil, o aparato policial nos estados-sedes e nos estados vzinhos ganhe ainda mais investimentos para o combate à criminalidade”, disse.

A solenidade de entrega também teve a participação do subcomandante-geral da PM, coronel Luciano Silva, do secretário-adjunto de Defesa Social, Washington Luiz, do diretor de política de segurança pública da SEDS, Romildo Albuquerque, do intendente penitenciário de Alagoas, tenente-coronel Carlos Luna, do comandante do CPI, coronel Valdir Pereira, do comandante do CPC, tenente-coronel Gilmar Batinga, do comandante da Radiopatrulha, tenente-coronal Louvercy Monteiro, diretores e chefes de setores do Quartel da PM e do representante da Convem Motos, José Carlos Siqueira.

Após a entrega simbólica das chaves, as motos saíram em comboio pelo centro de Maceió, Avenida da Paz, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Av. João Davino e parte do Farol, até a sede do Batalhão de Radiopatrulha. O efetivo de moto patrulhamento será utilizado no recobrimento de áreas dos batalhões da capital e da Grande Maceió com jornadas diárias de 12 horas de serviço.

Ainda para este ano, a previsão é a chegada de mais cinquenta motocicletas, sendo que vinte e cinco irão para as unidades do interior do Estado.

Treinamento

Para a implantação do Pelotão de Moto Patrulhamento, policiais militares do Batalhão de Radiopatrulha passaram 15 dias em treinamentos sobre os veículos de duas rodas. Eles receberam aulas de pista de pilotagem, abordagem a pessoas, veículos e motos, lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência, uso da taser (arma não letal e que emite choques elétricos) e tiro em movimento sobre motos.

“O veículo também supre determinadas carências encontradas por meio das dificuldades impostas pelo trânsito ou locais acidentados e que são considerados inviáveis para as guarnições que trabalham com os outros modelos de veículos”, informou o tenente Jasiel Andrade, subcomandante do Pelotão. Além dele, o curso ministrado para 22 policiais militares da Radiopatrulha, teve como instrutor o cabo Cícero Santos.