O anseio da população do povoado Jenipapo, em Lagarto, teve seu fim na tarde dessa sexta-feira, 18. Agora, totalmente revitalizado, o Posto da Polícia Militar da comunidade oferece mais conforto para os policiais desempenharem melhor suas funções, o que resulta em qualidade na segurança do povoado.
Uma solenidade com autoridades do comando militar de Sergipe marcou a reinauguração. Estiverem presentes o subcomandante geral da Polícia Militar no estado, coronel Jackson Santos Nascimento; o coronel Eliziel, do Comando da Policiamento Militar do Interior (CPMI); e o comandante do 7º Batalhão da PM, major Kléberson Pinheiro, além do prefeito de Lagarto, Lila Fraga (DEM); o promotor de Justiça Deijaniro Jonas, a presidente da câmara municipal, Marta da Dengue (PP), e demais vereadores.
Com nova estrutura, o posto policial levou o nome do coronel Jackson, o qual recebeu a homenagem com humildade. “Gostaria de dividir essa homenagem com toda a tropa, em especial com o sargento Rosano e o sargento Rocha. Gostaria que a tropa se espelhasse neles”, afirmou.
Já o major Pinheiro fez questão de agradecer à contribuição dada por aqueles que participaram direta e indiretamente da reforma do prédio. “Só tenho a agradecer ao apoio da comunidade, aos vereadores e ao prefeito Lila”, disse. Em seguida exibiu imagens num projetor do antes e depois da reforma da unidade.
Ele citou melhorias não só na estrutura do posto, mas destacou também uma nova viatura totalmente equipada na comunidade e um telefone móvel para a comunicação da população com a polícia. O número para contato diretamente com o posto do Jenipapo é (79) 9-9966-7990.
Quem também frisou a participação da população foi o prefeito Lila. Em sua fala, ele disse que, com a chegada do major Pinheiro, houve uma maior ligação do povo com a Polícia Militar. “Há cooperação da população com a polícia”, afirmou.
Deijaniro acompanhou o pensamento do prefeito. “A luta dessa comunidade foi que propiciou todo esse aparato que aqui se encontra”, pontuou o promotor, que acompanhou as reuniões da comunidade com a PM durante os últimos meses.
Reforma
O cabo Soares, que coordenou a revitalização do posto policial do Jenipapo, discorreu sobre o resultado da reforça. “Foi feito um novo banheiro, nova cozinha, ou seja, uma reforma completa, quase uma nova construção”, destacou.
Agora, ele diz que os militares descansam com muito mais conforto. “Os policiais estão muito contentes e assim trabalham muito melhor”, disse. Ele aproveitou para dar importância ao empenho prestado pelo comando do 7º BPM, através do major Pinheiro, que deu o pontapé inicial, e também à população do Jenipapo, que, segundo ele, foi imprescindível para a reforma.
Condecorações
Na solenidade, diversos policiais militares também receberam certificados e medalhas. Foram comendas por 10, 20 e 30 anos de serviços prestados, além da medalha por mérito, como foi o caso do sargento Rosano. Além disso, populares receberam certificados de patronos do posto policial pela ajuda dada para a reforma da unidade.