Ocupantes presentes na ocasião demonstraram insatisfação
Na manhã desta sexta-feira, 12, os integrantes do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC) da Polícia Militar realizaram visita técnica à ocupação no Loteamento Paraíso da Barra, no município de Barra dos Coqueiros. A ida visou o diálogo com os ocupantes, para expor a demanda judicial sobre a ação de cumprimento de reintegração de posse.
O encontro ocorreu por volta das 10h no Loteamento Paraíso da Barra, com a presença dos policiais militares do GGCC, dos ocupantes da área e coordenadores locais. O capitão Marcos Rocha, coordenador do GGCC, iniciou apresentando a equipe de policiais militares e justificou a presença dos mesmos em razão do cumprimento do mandado de reintegração de posse proferido pela juíza responsável pelo processo.
Foi destacado no encontro que o prazo limite para a desocupação voluntária é o dia 17 de fevereiro. Caso não ocorra a saída dos ocupantes, será realizado o planejamento estratégico para emprego de tropa em operação de cumprimento de reintegração de posse a ser comandada pelo Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC).
“A Polícia Militar não possui interesse pessoal algum no cumprimento da reintegração de posse. Entretanto, os policiais agem em obediência à decisão judicial e respeitam a deliberação do movimento em assembleia no caso de não acatarem ao prazo de desocupação voluntária. Uma vez que a presença da tropa para o cumprimento do mandado será para garantir a ordem e tranquilidade da ação, além da integridade de todos os envolvidos”, destacou o capitão Marcos Rocha.
Os ocupantes presentes na ocasião demonstraram insatisfação quanto ao recebimento da notícia, justificando a ausência de órgãos municipais e estaduais para os auxiliarem na busca de soluções eficientes para as famílias do local, porém entenderam a posição da PM na obediência à ordem judicial e confirmaram a intenção de comportamento pacífico para o cumprimento da ordem.
