A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom), lançou o policiamento para os sítios históricos de São Cristóvão durante evento realizado às 9h desta sexta-feira, 22, na Praça São Francisco, Centro da quarta cidade mais antiga do Brasil. A solenidade teve como objetivo apresentar à sociedade são cristovense os policiais do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial (BESP) que trabalharão diariamente na segurança das igrejas e museus do município e a viatura plotada especialmente para o serviço.
O evento iniciou-se com a apresentação da tropa ao coronel Aelson Resende Rocha, Secretário Adjunto da Segurança Pública. Em seguida, as autoridades subiram no palanque e entoaram o Hino Nacional, que foi executado pela Banda de Música da PM. Durante o encontro, os policiais do BESP tomaram lugar de destaque e receberam os cumprimentos do comandante geral da PMSE, coronel José Carlos Pedroso Assumpção, que entregou a chave da viatura a um deles, o sargento Cícero Luis dos Santos.
Após a entrega, o coronel Resende usou o microfone para parabenizar a sociedade de São Cristóvão pela conquista. “A segurança pública tem a honra de repassar essa estrutura à quarta cidade mais antiga do Brasil, pois a nossa preocupação a segurança da sociedade sergipana”, frisou o oficial. O coronel Pedroso também falou à comunidade, ressaltando que o efetivo do BESP deverá trabalhar apenas na segurança dos prédios históricos. “Os policiais da 1ª Cia/ 1º BPCom permanecerão em seu serviço ostensivo, pois este policiamento que lançamos aqui hoje é específico para os sítios históricos”.
Na oportunidade, o prefeito da cidade, Alex Rocha, ressaltou a importância do evento. “Hoje é um dia de alegria, São Cristóvão agradece à Polícia Militar, pois o policiamento patrimonial vai desafogar o serviço ostensivo, o que levará mais segurança à nossa sociedade”.
A cerimônia também contou com a presença tenente coronel Jackson Nascimento, comandante do 1º Batalhão de Polícia Comunitária, que esteve acompanhado do seu subcomandante, major José de Moura Neto, do comandante da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/ 1º BPCom), capitão Wildes Pereira Cruz, e oficiais e praças da Corporação.
Também compareceram à cerimônia, o prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Paulo Roberto de Santana, a secretária de cultura de São Cristóvão, Aglaé D’Ávila Fontes de Alencar, e o delegado do município, Roberto Marinho, além de outros secretários e vereadores.
Visita às obras do Museu da PM
O comandante geral aproveitou a ida a São Cristóvão para visitar o Museu da PM, que está em obras e em breve deve ser aberto à comunidade. O oficial conheceu o prédio, acompanhado da diretora do museu, tenente Denise Souza, e conversou com o mestre da obra, que falou sobre o andamento da construção, que tem o patrocínio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através do Projeto Monumenta. Segundo o coronel, o prédio deverá servir de base para os policiais empregados na segurança dos prédios históricos.
