De acordo com dados fornecidos pela Polícia Militar de Alagoas, foram apreendidas, só no mês de novembro, sessenta armas de fogo em Maceió e na região metropolitana. De acordo com o comandante do policiamento da capital (CPC), tenente-coronel Gilmar Batinga, o número mostra que o trabalho voltado para a prevenção de crimes praticados com armas está surtindo efeitos.
“Na verdade, o empenho da PM em combater o porte ilegal de arma de fogo e crimes relacionados, é constante. Estamos mudando as estratégias de atuação visando apreender o maior número de armas, evitando consequentemente o cometimento de crimes”, explica o comandante do CPC.
Ainda de acordo com o relatório, somente este ano, o CPC já apreendeu 846 armas de fogo. O total de apreensões do tipo em todo o ano passado foi de 909 contra 802 do ano anterior.
Quanto ao tráfico de drogas, também até o mês de novembro, foram apreendidos 208,8 Kg de drogas e 160 frascos de loló. A maconha está no topo das drogas encontradas com traficantes e usuários, seguida do crack, pasta base de cocaína e da própria cocaína.
Esta quantidade foi apreendida na grande Maceió que compreende, além da própria capital alagoana, Rio Largo, Messias, Satuba, Pilar, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Paripueira e Barra de Santo Antônio.
Também entre os meses de janeiro e novembro e relacionado às ocorrências por tráfico e uso de drogas, 454 pessoas foram presas e 140 menores apreendidos.