A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) e do Grupamento de Ações Táticas do Interior (GATI), prendeu na madrugada desta sexta-feira, 20, na cidade de Laranjeiras, Edinaldo Rodrigues Menezes, de 24 anos, após tentativa de roubo às agências do Banese de Riachuelo e Laranjeiras.
Por volta de 1h30, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) foi acionado pela empresa de monitoramento bancário, pois, segundo esta, homens tinham invadido o banco de Riachuelo. De imediato, equipes do BPRp e do GATI foram ao local e se depararam com as portas abertas e um cofre arrombado.
No prédio, ficou constatado que as armas e os coletes dos vigilantes foram subtraídos do cofre. Apesar da tentativa de arrombar os caixas eletrônicos com o auxílio de barras de ferro, os infratores fracassaram na empreitada e partiram para a cidade de Laranjeiras, onde também usaram as barras para abrir os cashes, mas também não tiveram êxito.
Ainda em Riachuelo, os policiais libertaram o vigilante de rua que tinha sido amarrado pelos infratores. Em meio à ação, os militares foram avisados sobre a nova tentativa de roubo em Laranjeiras e partiram para o local. Quando adentravam na cidade, avistaram um veículo suspeito, e prontamente abordaram-no, encontrando armas.
Além de dois revólveres calibre 38, a polícia também apreendeu três coletes balísticos, uma bala clava e marretas no interior do automóvel. O condutor afirmou que participava dos crimes, momento em que os comparsas ligaram para o seu telefone. Os PMs orientaram que ele marcasse encontro com os parceiros, e assim foi feito.
Os policiais adentraram no veículo do criminoso, o Pálio, de cor cinza e placas DHS-3346, e ordenaram que ele guiasse até o ponto onde o encontro tinha sido combinado. No local, os policiais desembarcaram do automóvel e deram voz de prisão à dupla, que reagiu, atirando contra a guarnição e obrigando a polícia a revidar.
Em meio à troca de tiros, os dois, posteriormente identificados como João e Ricardo, foram alvejados e socorridos, sendo levados ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), onde acabaram falecendo. Já o motorista, Edinaldo Rodrigues Menezes, foi preso e conduzido ao Complexo de Operações Especiais (COPE). Com eles, a polícia apreendeu quatro revólveres calibre 38; 22 munições de mesmo calibre intactas e oito deflagradas; três coletes balísticos; duas marretas, duas chaves de fenda; um alicate; uma bala clava; um cinto com porta-munições; dois equipamentos para desativar alarmes e dois celulares, além de dois celulares, dois registros de armas, duas carteiras de vigilantes e o carro usado nos crimes.