×

Alagoas

PM forma mais uma turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

Professores e instrutores receberam certificados

A Polícia Militar, através da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), formou na noite dessa quinta-feira, 3, no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, mais 39 discentes no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO/2015). Desta edição, concluíram o curso 24 capitães da PM alagoana e 14 de outras corporações, pertencentes aos Estados do Acre, Maranhão, Roraima e Sergipe, além de um major também da PM do Maranhão.

A solenidade foi marcada pela entrega dos certificados aos concluintes, após os cumprimentos das autoridades componentes da mesa de honra, presidida pelo subcomandante da PM, coronel Louvercy Monteiro. Os capitães Vanessa Lobo (PMAL), Silvio Teles (PMAL) e Ellen Pontes (PMAC) alcançaram as três primeiras colocações, respectivamente.

Durante o evento, diversas autoridades, bem como professores e instrutores, também receberam certificados em reconhecimento pelo trabalho desempenhado e colaboração na formação dos concluintes.

Em um discurso descontraído, o orador da turma, capitão Silvio Teles, conduziu suas palavras ao exaltar características peculiares a cada formando da noite. Sobre os momentos vivenciados no curso, ele destacou: “As conversas foram francas e as experiências de cada lugar e de cada vida foram compartilhadas. O fardo foi trocado pela alegria de estarmos juntos. A rotina deu lugar ao apoio mútuo. O egoísmo, à parceria. A longa jornada cedeu espaço à saudade”.

O comandante da APMSAM, coronel João Marinho, ressaltou a qualidade técnica e cultural da turma, reforçando o quanto a presença de integrantes de diversas regiões do país, bem como de diversos quadros, como combatentes, da saúde e da administração, contribuíram para a riqueza na troca de experiências entre os concluintes.

Já o subcomandante da PM desejou boa sorte aos formandos no retorno a suas atividades, convidando-os a manterem-se nos pilares que norteiam o comportamento da tropa policial militar, como a honra, a retidão e a ética.

Prestigiaram a solenidade, ainda, o diretor de Ensino da PM, coronel Reinaldo Cavalcante; o chefe da Assessoria Militar da Assembleia Legislativa, coronel Paulo Amorim; o coronel da reserva Adilson Bispo; representando o Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Ivo Alvarez; o coordenador do CAO, major Thayronilson Emery; o professor e instrutor do curso, Eraldo Ferraz e a coordenadora pedagógica da APMSAM, professora Benedita Costa, além de familiares dos formandos e demais convidados.

O curso

O CAO, com a duração média de seis meses, tem como objetivo o aperfeiçoamento através de uma contínua formação, qualificação e especialização de seus profissionais militares no posto de capitão, atualizando e ampliando conhecimentos, a partir de um enfoque multidisciplinar para a ocupação de cargos e o exercício de funções que exijam conhecimentos e práticas em seus níveis de oficialato, em especial aquelas voltadas à área de gestão; além disso, após o curso, os oficiais estarão habilitados a serem promovidos ao posto de major.