×

Alagoas

PM forma 81 oficiais em mais uma turma do Curso de Comando e Estado Maior

Capacitação é o último requisito obrigatório à ascensão aos derradeiros postos da carreira militar - Foto: Assessoria

A Polícia Militar de Alagoas segue concluindo seu calendário de capacitações para o ano de 2025. Na quinta-feira (4), a Corporação celebrou a formatura de 81 oficiais superiores em mais um Curso de Comando e Estado Maior (CCEM). A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, no Centro de Maceió.

A turma deste ano foi formada por 50 representantes da PM-AL, sendo 41 majores e nove tenente-coronéis, além de representantes das coirmãs do Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia. A solenidade de conclusão celebrou os esforços dos formandos e contou com uma série de ritos previstos no protocolo de eventos da instituição. Inicialmente, foram efetuadas as honras militares às autoridades presentes, seguido da tradicional homenagem aos veteranos presentes.

O evento contou também com a entrega de certificados aos três primeiros colocados, reconhecendo o destaque intelectual dos agraciados. Autoridades civis e militares responsáveis pela viabilidade do curso também tiveram seus esforços lembrados com a entrega de honrarias. Falas institucionais

Em seu discurso, o comandante da PM,  Paulo Amorim, destacou a importância da capacitação no processo de modernização nas atividades desenvolvidas na PM-AL: “Ao assumirem o posto de egressos do Curso de Comando e Estado-Maior, vocês se tornam requisitos legais e formativos para as mais altas funções de comando. A PM-AL tem avançado em eficiência operacional e modernização sob uma visão estratégica. Esperamos que vocês, com a visão sistêmica desenvolvida neste curso, continuem a orientar políticas públicas e a conduzir nossa tropa com a sabedoria e a grandeza que a nossa sociedade espera”, pontuou o comandante-geral.

Já o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Carlos Cavalcanti, reforçou a importância da capacitação para a integração da PM com o Sistema de Justiça: “A segurança pública e o sistema de justiça são pilares indissociáveis. A excelência na formação estratégica de vocês é um investimento na estabilidade de todo o Estado. O Poder Judiciário reconhece o papel essencial da PM-AL e espera que esta nova etapa da carreira de vocês seja pautada pela ética, pelo respeito aos Direitos Humanos e pelo aprofundamento da parceria interinstitucional, garantindo a paz social e a justiça para todos os alagoanos”, enfatizou a autoridade.

CCEM 2025

O Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM-2025), turma Coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior, representa o mais elevado estágio de aperfeiçoamento voltado aos oficiais superiores da corporação. Destinado a majores e tenentes-coronéis, o curso constitui um requisito legal e formativo para o exercício das funções de Alto Comando, reafirmando o compromisso institucional com a excelência e a gestão estratégica.

Com uma carga horária total de 670 horas-aula, o CCEM-2025 foi conduzido pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM). Sua estrutura curricular integra conteúdos essenciais como governança, gestão de pessoas e recursos, inteligência, análise criminal e direitos humanos, preparando os oficiais para o exercício do comando em nível estratégico. Ao longo da formação, os oficiais desenvolvem uma visão sistêmica e aprendem a decidir com base nos pilares da legalidade, técnica e ética militar.

A conclusão do curso exige a produção e defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cuja finalidade é transformar o conhecimento em propostas de avanço institucional. O evento foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares.

A mesa de honra foi composta pelo secretário executivo da SSP-AL, coronel Patrick Madeiro; o subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim; o comandante da Casa Militar da Bahia, coronel Plácido; o assessor militar do Tribunal de Justiça coronel Lima Lins; a diretora de comunicação da PM, tenente coronel Josiene Lima; o ex-secretário de segurança pública Diógenes Tenório; o diretor de inteligência da PM, tenente-coronel Thiago Duarte; o representante da PM-MA, tenente-coronel George Silva e o representante da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa, major Umbelino.

Agência Alagoas