Os moradores do conjunto Carminha, situado no bairro do Benedito Bentes, acordaram neste sábado com o barulho de máquinas e muita movimentação de viaturas da Polícia Militar. Em parceria com órgãos da prefeitura de Maceió, a PM alagoana iniciou uma operação que visa melhorar as condições de segurança, limpeza e de convivência no conjunto onde crimes bárbaros relacionados atribuídos a traficantes de drogas foram cometidos recentemente.
De acordo com a divulgação da operação, a coleta de lixo domiciliar ocorrerá nas terças, quintas e sábados e o horário de circulação dos ônibus foi estendido até as 22 horas. Lâmpadas da rede pública de iluminação foram trocadas, terrenos baldios foram limpos e até uma danceteria instalada de forma irregular foi demolida, local que propiciava o tráfico de drogas na região.
Para Maria José, 40 anos, disse que fica bastante contente com a transformação que está ocorrendo no seu conjunto. “Eu me sinto mais segura com a presença da Polícia Militar no local”, finaliza a moradora sobre a instalação de um posto da PM no Carminha.
A ação contou com a participação de unidades especializadas da PM, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e ainda órgãos municipais como a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Secretaria Municipal de Convívio e Controle Urbano (SMCCU), e também reeducandos do sistema prisional alagoano (Intendência Geral do Sitema Penitenciário – Igesp) atuaram para nas atividades.
Alguns órgão da prefeitura são responsáveis pela fixação de marquises de ônibus, que otimizará o tráfego de coletivos, a restauração e o policiamento na quadra society da comunidade, incentivando a prática de esportes e consequentemente a diminuição da ociosidade entre os jovens (atualmente um dos principais motivos para a prática de atividades ilícitas), arborização do conjunto e demolição de prédios construídos indevidamente.
Além disso, o Batalhão de Polícia Ambiental estará fiscalizando e protegendo as áreas verdes da região, no intuito de promover uma educação sócio-ambiental aos moradores.
Base da PM do conjunto Carminha
A base da Polícia Militar do conjunto Carminha atuará através do policiamento por quadras, que se trata de um serviço preventivo por quadras na área de responsabilidade através de uma modalidade de policiamento que busca estabelecer uma maior interação com a comunidade. Os policiais receberão denúncias através do telefone (82) 8833-4170.