As polícias Militar e Civil detalharam na manhã desta segunda-feira, 20, os planejamentos operacionais que serão implementados durante a 23ª Edição da prévia carnavalesca Pré-Caju que acontece de 24 a 26 deste mês.
Na ocasião, foi servido um café da manhã para a imprensa nas instalações do Hotel Quality, em Aracaju.
Polícia Militar
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, e o comandante do policiamento militara da capital, coronel Jackson Nascimento, detalharam o equema de policiamento preventivo.
Este ano será empregado um efetivo total por noite de 1.300 militares. Serão utilizadas 80 viaturas operacionais, uma embarcação, 30 motocicletas, além da aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA) que está subordinada ao gabinete do secretário de segurança pública, João Eloy de Menezes.
“Nosso planejamento é o resultado de um estudo das últimas dez edições da festa e vamos intensificar as ações de prevenção principalmente nas áreas onde as estatísticas apontam uma maior incidência de crimes”, ressaltou o coronel Iunes.
A PM dividiu a festa em duas áreas: Circuito e Periférico. Dentro do Circuito o efetivo será distribuído em quatro áreas e a zona Periférica receberá um reforço por parte da Companhia de Policiamento Localizado (Apolo), do Grupamento Especial Tático de Motocicletas (Getam), do Esquadrão de Polícia Montada (EPmon) e da Companhia de Radipatrulha (CPrp).
“Algumas áreas terão o policiamento reforçado. Na 13 de Julho, onde é instalado um palco de uma emissora de rádio, vamos disponibilizar além dos efetivos de todos os anos patrulhas do Batalhão de Choque e do Comando de Operações Especiais”, salientou o coronel Jackson.
Durante todo o percussso serão instaladas 6 cabines de desarmamento, 21 elevados, 8 portões para revistas e 4 salas de monitoramento. “Teremos 23 patrulhas, 10 patrulhões e 30 camionetes que acompanharão o percusso dos trios”, finalizou Jackson.
Polícia Civil
A superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitoza, e a coordenadora da Polícia Civil da Capital (Copcal), delegada Viviane Pessoa, informaram aos presentes detalhes sobre o trabalho da polícia investigativa durante o Pré-Caju 2014.
katarina elogiou o trabalho de excelência desenvolvido pela PM durante eventos como o Pré-Caju e enalteceu a importância da integração das forças policiais. “A PM de Sergipe é uma referência no Brasil quando o assunto é grandes eventos. A Polícia Civil trabalha em parceria com a PM e mais uma vez estamos preparados para garantir a paz e a segurança durante essa grande festa popular”, destacou Feitoza.
A Polícia Civil contará com um efetivo de 50 servidores por noite, entre delegados, escrivães e agentes de polícia. No local da festa serão instalados três pontos para receber toda demanda relativa ao policiamento investigativo. “No local poderão ser feitos todos os registros de ocorrências, inclusive flagrantes. Além disso, teremos um reforço na Delegacia Plantonista”, informou a superintendente.
Devido a grande quantidade de crianças e adolescentes nos dias de folia a Polícia Civil irá contar com efetivos do Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV). “Como nos outros anos, a ideia é atender todo tipo de ocorrência que envolvam menores”, pontuou a delegada Viviane Pessoa.
Viviane ainda acrescentou que o local onde é instalado um palco de uma emissora de rádio terá também um cuidado especial por parte da Polícia Civil. “As estatísticas apontam que esse é o lugar mais crítico. Por conta disso iremos escalar lá um efetivo do Gerb, dando um reforço”, finalizou a delegada.