×

Sergipe

PM e Bombeiros abrilhantam desfile de 7 de Setembro

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros marcaram presença, nesta terça-feira, 7, em mais uma edição do tradicional desfile cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência. Aproximadamente 570 militares e 100 veículos das duas corporações passaram pela Avenida Barão de Maruim, na qual estiveram presentes cerca de 20 mil pessoas e representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Entre as autoridades, estavam o vice-governador Belivaldo Chagas, o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, e os comandantes-gerais da PM, coronel José Carlos Pedroso, e dos Bombeiros, coronel Nailson Melo Santos.

O desfile lembrou o dia em que o então príncipe regente de Portugal, D. Pedro de Alcântara, decretou a independência total do Brasil em relação ao Reino Português. As homenagens foram iniciadas com o hasteamento da Bandeira Nacional – com execução do Hino Nacional – e a apresentação das tropas ao vice-governador.

A presença dos órgãos de segurança no desfile agradou a todos os presentes e firmou mais uma vez o caráter patriótico da festa. “A participação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros aumenta a identificação da população com elas, no sentido de reforçar os laços de apoio e de confiança, além de ser uma grande demonstração de civismo e amor à Pátria”, ressaltou Belivaldo Chagas, que representou o governador Marcelo Déda neste ato.

PM – A Polícia Militar iniciou sua participação no desfile com a sua Banda Marcial, fundada há 166 anos, que marcou a passagem das outras unidades executando tradicionais marchas cívicas. Em seguida, 14 oficiais do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), conduziram a Guarda Bandeira e as Bandeiras Históricas Nacionais, que já representaram nossa nação em diferentes fases da nossa história.

Após as Bandeiras, houve a passagem de guarnições do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Companhia de Polícia Fazendária (CPFaz), do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom), do Hospital da Polícia Militar (HPM) e da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), do Comando de Operações Especiais (COE), do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) e do Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (Pepac) – ligado ao 4º Batalhão de Polícia Militar, em Canindé do São Francisco.

Em seguida, 70 representantes dos 34 conselhos comunitários de segurança distribuídos pelo Estado lembraram a importância da parceria entre a Polícia Militar e a sociedade para solucionar os problemas de segurança das comunidades.

Duas simulações de atividades práticas da PM arrancaram aplausos dos que assistiam ao desfile. Três pelotões do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) representaram abordagens a pessoas com utilização de cães, além de formação de tropa para controle de distúrbios e apresentação de sinalizadores não tóxicos. Depois, o Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) apresentou uma abordagem de rotina a suspeitos. A Bandeira Nacional foi trazida em outra moto, escoltada por outras duas, com três soldados equilibrados nas garupas.

Bombeiros – O Corpo de Bombeiros apresentou-se com um total de 70 militares em quatro pelotões, com sua própria banda de música e uma guarda de honra com a Bandeira Nacional. Nas tropas, foram representados o Centro de Ensino e Instrução (CEI), o 1º Grupamento Bombeiro Militar (1º GBM), o Grupamento Marítimo (GMar) e o Subgrupamento de Socorro e Emergências (SGSE).

Também foram apresentados quatro cães farejadores pertencentes ao SGSE, empregados em grandes missões de resgate e salvamento, a exemplo das enchentes e deslizamentos que arrasaram cidades de Santa Catarina, em 2008, Rio de Janeiro, em 2009, Alagoas e Pernambuco, em junho deste ano.

Carros e cavalos – Depois da tropa em marcha, o público assistiu ao desfile motorizado, que exibiu viaturas utilizadas nos trabalhos dos órgãos que formam a Secretaria da Segurança Pública. Pela PM, além das motos do Getam, desfilaram cerca de 60 viaturas da CPTran, do HPM, do Pepac, da CPRp, do BPChq, do COE e do Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati) – ligado ao Comando de Policiamento do Interior (CPMI).

Da parte do Corpo de Bombeiros, foram apresentadas 20 viaturas, incluindo as 10 novas que foram adquiridas recentemente pela SSP, em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. O destaque foi para uma viatura Auto-Tanque (AT) bi-trem com capacidade de armazenar até 48 mil litros de água, a ser utilizado em incêndios de grande porte. Os outros veículos são dos tipos Auto-Bomba-Tanque (ABT), Auto-Combate e Salvamento (ACS), Auto-Combate e Resgate (ACR), motos, jipes, lanchas e botes com motor de popa.

Cavalaria – Os conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) da Polícia Militar, formados por 50 cavalos e 50 policiais, foram outro atrativo para os espectadores. Além dos animais empregados em controle de distúrbios e policiamento de rua, que passaram pela Barão de Maruim galopando em posição de ataque, também foi levada para o desfile a Escolinha de Equitação, formada por 10 alunos e instrutores, que desenvolve um trabalho de iniciação à arte da equitação voltado para filhos de policiais militares e já foi premiada em competições de Sergipe e outros estados.

GTA – O momento mais emocionante do desfile foi a apresentação surpresa do Grupamento Tático Aéreo (GTA), cujo helicóptero fez vôos rasantes pela avenida do desfile, causando uma grande vibração do público. O GTA está ligado diretamente à Secretaria de Segurança Pública e conta com uma equipe composta por quatro pilotos e 17 tripulantes que realizam o policiamento aéreo em Sergipe.