×

Sergipe

PM divulga balanço da Operação Carnaval Lei Seca 2016

Aracaju foi a localidade com maior registro de autuações

A Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) divulgou, nesta quinta-feira, 11, o resultado da Operação Carnaval – Lei Seca 2016, desencadeada entre a sexta-feira, 5, e a madrugada da quarta-feira de Cinzas, 10, na região metropolitana de Aracaju.

A Operação contou com a participação de 40 policiais militares escalados por dia, distribuídos em turnos de doze horas, com o apoio de 17 viaturas, sendo 13 carros, três motocicletas e uma van tipo PAC Móvel. Na ocasião, os índices de alcoolemia foram aferidos por meio de 15 etilômetros (bafômetros).

Atendendo aos carnavais de Aracaju, praia da Caueira (em Estância) e Barra dos Coqueiros, a CPTran registrou, no total, 247 autos de infrações, 6% a mais em relação ao mesmo período do ano de 2015. Foram recolhidas 65 carteiras de habilitação e 45 documentos de licenciamento de veículo, sendo 50 veículos recolhidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE).

A estatítica aponta, ainda, um acréscimo de 288% em relação aos autos confeccionados em virtude da Lei Seca: foram 66 autos em 2016 e apenas 17 no ano anterior. Este ano, a CPTran aplicou 458 testes de “bafômetro” em uma margem de aproximadamente 1.000 veículos abordados.

Dentre os condutores convidados a realizarem o teste, 43 foram autuados por recusa simples – não apresentavam indícios claros de embriaguez e negaram submeter-se ao teste do etilômetro (art. 277, § 3º, combinao com o art. 165, do Código de Trânsito Brasileiro); um foi autuado por recusa flagrante, pois negou-se ao teste, apesar de apresentar indícios claros de embriaguez (art. 277, § 3º, c/c o art. 165, do CTB). Este foi conduzido à delegacia pelo crime do art. 306, do CTB.

Ainda segundo os dados apresentados pela CPTran, 19 condutores submetidos ao teste do etilômetro apresentaram leitura entre 0,05 e 0,33 mg/l, ensejando a aplicação de medidas administrativas (art. 165 do CTB), enquanto três foram flagrados com índice de alcoolemia acima de 0,33 mg/l, sendo conduzidos à delegacia por crime de trânsito, conforme art. 306, do CTB.

Aracaju foi a localidade com maior registro de autuações no período carnavalesco, num total de 228 autos de infração, seguida da Praia da Caueira, com 16, e da Barra dos Coqueiros, com dois. “Os dados revelam que a Polícia Militar de Sergipe intensificou as fiscalizações no período carnavalesco, para evitar que a mistura entre álcool e direção pusesse em risco a vida dos usuários das vias de trânsito urbanas”, declarou a capitã Manuela Gomes, comandante da CPTran.