×

Policial

PM de Alagoas participa de capacitação com a Força Nacional

A Polícia Militar iniciou na manhã desta sexta-feira, 9, o treinamento para condução de viatura policial que capacitará 64 motoristas operacionais de unidades da PM. Nesta edição, participam 16 policiais do Batalhão de Radiopatrulha, 1º BPM, 5º BPM e 8º BPM. Nos próximos dias, estão previstas mais 3 edições.

O treinamento ocorre no Aeroclube de Maceió, no bairro da Santa Lúcia, até o final da tarde de hoje e será encerrado no próximo dia 13. Dentre as atividades, está a capacitação para conhecimentos técnicos, manutenção veicular, condução de presos e direção defensiva, evasiva e ofensiva.

O curso de direção policial foi idealizado pela coordenação geral de treinamento e capacitação do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. O treinamento já passou pelos Estados de Roraima, Paraíba e pelo Distrito Federal. Entre os instrutores, estão o sargento Júlio Friedein e o cabo Neri Pereira da Polícia Militar de Santa Catarina e o sargento Franclin Batista, da Polícia Militar da Bahia.

De acordo com o instrutor, cabo Neri, entre os aspectos mais importantes a serem observados estão a manutenção das viaturas. “A calibragem dos pneus é de extrema importância, pois a imperícia rotineira das guarnições que não observam essa questão implica grande instabilidade numa manobra evasiva em situação de emergência”, explica.

Ele ressalta ainda a importância do uso do cinto de segurança, que deve ser tratado pelo policial como item obrigatório. “A guarnição deve fazer o uso do cinto quando detenha conhecimento da situação e local da ocorrência, ou em grandes deslocamentos em comboio onde não há necessidade de desembarque rápido”, acrescenta.

Para o soldado Marcos Ferreira, do Batalhão de Radiopatrulha, que exerce a função de motorista desde que ingressou na PM, em 2002, muitos novos conceitos estão sendo adquiridos neste curso. “Apesar de reconhecer que tenho certa prática na condução da viatura, esta capacitação está servindo para acrescentar noções e informações das quais eu ainda não tinha conhecimento”, destacou.