Skip to content

Polícia do Estado de Alagoas forma turma do Curso de Polícia Judiciária Militar

  • Home
  • Alagoas
  • Polícia do Estado de Alagoas forma turma do Curso de Polícia Judiciária Militar

Blog

Polícia do Estado de Alagoas forma turma do Curso de Polícia Judiciária Militar

A Polícia Militar de Alagoas formou na terça-feira (14) mais uma turma do Curso de Polícia Judiciária Militar (CPJM). A solenidade ocorreu no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no bairro do Trapiche, e marcou o encerramento do curso para 49 concluintes, sendo 45 da PM-AL e quatro do Corpo de Bombeiros de Alagoas.

Após a homenagem ao veterano, subtenente da reserva remunerada Carlos Roberto Izídio, os três primeiros colocados, capitão Emerson Dantas e tenentes Janderson Marques e Ítalo Brandão, receberam os certificados das mãos das autoridades presentes. Instrutores da turma também foram homenageados.

A sargento Eleuza Gusmão, que faleceu no último mês de abril, emprestou seu nome à turma. Familiares da militar estiveram presentes ao evento e também receberam uma homenagem da Corporação.

O orador, tenente Benevaldo Rocha, destacou a importância do curso para os concluintes. “Foram três meses em que pudemos tirar dúvidas, trocar experiências e receber as melhores instruções. Tenho certeza que os conhecimentos adquiridos ao longo deste período serão muito benéficos para a PM e para a sociedade”, ressaltou.

 

Já o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, recordou em seu discurso que a área de instrução foi uma das prioridades desde o início do seu comando. “Foram cem cursos em dois anos. Entendo que a capacitação constante deve ser uma das principais preocupações de qualquer comandante, pois uma tropa instruída é diferenciada e certamente presta um melhor serviço à sociedade”, pontuou o comandante.

Participaram do evento o subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Marcos Sampaio; o diretor de Proteção Social, coronel Carlos Luna, o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Moisés Pereira, o também coronel do CBM-AL Ivo Alvarez e o comandante da APMSAM, tenente-coronel Mário Xavier.

CPJM

O Curso de Polícia Judiciária Militar (CPJM) é destinado a oficiais e subtenentes, estes que sejam detentores ou cursando o Curso de Habilitação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Alagoas, extensivo a coirmãs. O objetivo do curso é especializar o profissional para o desempenho de funções na área de justiça e disciplina, capacitando-o a assessorar seu comandante, orientar o efetivo de sua unidade, decidir, presidir e atuar  nos mais diversos processos e procedimentos correcionais.

Com 200 horas-aula, o curso inclui disciplinas como Cidadania e Direitos Humanos, Direito Constitucional, Direito Administrativo Disciplinar, Legislação Institucional, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar – estas todas direcionadas à atividade de polícia judiciária militar. O curso inclui, ainda, avaliação final e atividades como visitas, palestras e treinamentos.

Por Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também