“Academia Militar, o teu pretérito e o teu presente traduzem as tuas glórias, e o teu porvir, a certeza de vitória”. O refrão do Hino da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) exalta a história da Escola de Comandantes da Polícia Militar de Alagoas. A unidade de ensino completou 32 anos de fundação nesta quinta-feira (18), e como dizem os primeiros versos da mesma canção, “forma bravos e grandes oficiais para no futuro proteger a sociedade de Alagoas, a Terra dos Marechais”.
Uma formatura militar marcou a celebração da data. Presidida pelo subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, a cerimônia contou com presença e desfile da guarda de honra, pelotões e viaturas ao som da Banda de Música da Polícia Militar. Atualmente, a APM é comandada pelo tenente-coronel Mário Xavier, que também esteve presente.
Os pelotões em forma foram compostos por cadetes do segundo ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO), alunos da Turma C do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), praças da unidade e pelo Centro Musical. O corpo de oficiais da Academia e convidados também prestigiaram o ato solene.
Cumprindo o rito institucional de honra ao veterano, a tropa prestou continência ao coronel reformando Nerecinor Sarmento Pereira Filho. O militar, que durante a ativa assumiu funções como diretor de Ensino e comandante da APMSAM, também foi agraciado com uma placa de homenagem e reconhecimento pelo legado e serviço prestado.
“Uma instituição forte é uma instituição que valoriza o conhecimento e qualidade do ensino desde a base, e preza por isso ao longo das etapas de desenvolvimento profissional. É motivo de orgulho e grande honra comemorar a passagem dos 32 anos de nossa Escola de Comandantes, celeiro de grandes líderes e oficiais de nossa corporação. Uma unidade dinâmica, valorosa cujo passado e presente enaltecem ainda mais a nossa instituição” destacou o coronel Neyvaldo.
APMSAM
Criada em 15 de julho de 1992, a Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello nasceu com a missão de formar, aperfeiçoar, habilitar e especializar os oficiais da Corporação. Antes de sua fundação, os oficiais eram enviados para serem formados por academias de Polícia Militar de outros estados da federação.
As mais de três décadas de atuação a consagram como uma unidade de referência nacional pela excelência na instrução. Além dos oficiais alagoanos, a APM recebe integrantes de instituições coirmãs que vêm a Alagoas para cursos como os de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e de Comando e Estado Maior (CCEM).
Por Agência Alagoas