×

Policial

PM apresenta plano operacional para o Carnaval

A Polícia Militar de Alagoas apresentou na manhã desta sexta-feira (5) o plano operacional da Operação Momo 2010 que será realizada durante o carnaval deste ano. A reunião, ocorrida na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no Trapiche, reuniu comandantes de unidades, subunidades, seções, diretorias e departamentos da PM para apresentar a atuação do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Policiamento do Interior (CPI), Corregedoria, Centro de Gerenciamento de Crises, Informática e Assessoria de Comunicação.

Os comandantes do CPC e do CPI apresentaram os dados gerais sobre o efetivo a ser empregado, reforço do policiamento e embarque da tropa. Segundo o tenente-coronel Mário da Hora, o quadro geral do efetivo para a Grande Maceió é de 2.871 policiais militares, que serão distribuídos nas modalidades de policiamento a pé, nos locais de evento e seu entorno, e de policiamento motorizado, com a utilização de 118 viaturas por dia. O embarque diário da tropa será a partir das 6h30 durante todos os dias de evento, a partir da sexta-feira, 12.

“Em Maceió, o carnaval é diferenciado, pois o grande número de eventos se concentra antes da festa propriamente dita. O CPC já iniciou o policiamento do carnaval desde o final de janeiro. Ontem, fizemos a segurança do Baile Municipal e hoje estaremos reforçando o policiamento no Jaraguá, quando acontece o desfile de diversos blocos. Amanhã estaremos na orla para o desfile de blocos tradicionais. No período do carnaval, o grande foco de eventos e maior emprego de policiais será na Barra de São Miguel e em Paripueira. Na capital, estaremos reforçando o policiamento na praça Moleque Namorador, praça Lucena Maranhão, Pontal da Barra, Benedito Bentes e blocos de rua”, explicou.

O tenente-coronel Paulo Sérgio apresentou a atuação do policiamento no interior do Estado. “Haverá reforço de policiais da capital na zona da mata, agreste, sertão e litoral. No geral, 2.008 policiais serão empregados, nas modalidades de policiamento a pé e motorizado, em 172 viaturas”, afirmou. As diárias de alimentação e pousada serão lançadas antecipadamente, antes do embarque.

A Corregedoria da PM também apresentou seu plano de atuação. Vinte e três policiais militares estarão à disposição para receber possíveis denúncias, para lavratura de flagrante delito de crime de natureza militar, ocorrido na Região Metropolitana, e orientações aos oficiais para a lavratura do documento no interior. O contato com a Ouvidoria pode ser realizado através do número 3315-7490. O Núcleo de Polícia Comunitária, durante o período, terá a missão de conduzir negociações, intervir em possíveis conflitos urbanos e rurais, sequestros, rebeliões, motins e outras manifestações em todo o Estado.

A Assessoria de Comunicação da Polícia Militar também empregará todo seu efetivo que servirá como elo entre a PM e os órgãos de imprensa do Estado, abastecendo-os com informações sobre operações e seus resultados, além de realizar o registro áudio-visual das ações de maior proporção. A seção de informática será a responsável por elaborar e distribuir através do site da PM (www.pm.al.gov.br) os relatórios diários – parciais e geral – contendo dados estatísticos da Operação Carnaval.

A operação Momo 2010 terá início na sexta-feira, dia 12 e se estenderá diuturnamente até a quarta-feira, dia 17.

Termo de Ajustamento de Conduta

O subcomandante do CPC, tenente-coronel Claudivan Albuquerque participou na semana passada de uma reunião com os promotores Max Martins, Denise Guimarães e Dalva Tenório, do Ministério Público (MP), onde ficou acertado alguns pontos relacionados ao Termo de Ajustamento de Conduta para normatizar os eventos do carnaval 2010 em Maceió.

A venda de bebidas alcoólicas em vasilhames de vidro e a instalação ampliada de banheiros químicos foram proibidas. Durante a reunião, também foram definidos os horários para os desfiles dos blocos no Jaraguá, na sexta e na Pajuçara, no sábado.

Além da PM, participaram da assinatura do TAC representantes da SMCCU, SMTT, Polícia Civil, Vigilância Sanitária Municipal, SLUM, SIMA, Secretaria Municiapl de Cultura, SEMPMA, representantes dos blocos carnavalescos e dos blocos de rua, além da Secretaria de Cultura.