
A Polícia Militar de Alagoas inicia no próximo dia 1º de março o II Curso de Ações Táticas Especiais – CATE 2010. As inscrições vão de 18 a 21 de janeiro no Batalhão de Operações Especiais, local onde o curso será realizado. Já os testes físicos acontecem de 1º a 4 de fevereiro.
As provas englobam o Teste de Aptidão Física da PMAL; corrida de 8 km em 50 minutos com calça e coturno; natação de 200 metros em 6 minutos; flutuação vertical em 30 minutos com uniforme completo; apnéia vertical de 4 metros; apnéia estática de 40 segundos e subida em corda de 6 metros com o auxílio dos pés. Somente poderá se submeter a Avaliação Física Específica o candidato considerado apto no Exame de Saúde e no TAF-PMAL.
Durante o curso os alunos terão a oportunidade de obter conhecimentos em sobrevivência, mergulho, gerenciamento de crises, explosivos, defesa pessoal, sobrevivência e adaptação na caatinga, ações táticas, tiro policial, entradas táticas, patrulhamento em locais de alto risco e técnicas verticais.
O corpo discente será composto por quarenta e cinco alunos, sendo 36 da PM alagoana, cinco para PMs de outros estados, uma para Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e uma para o Exército Brasileiro.
Durante o curso, que terá o total de 500 horas, os policiais serão submetidos a verificações praticas e teóricas e avaliados com conceitos que vai de insuficiente ao excepcional. O término do CATE está previsto para o mês de abril. Mais informações no BGO nº 004, do dia 7 de janeiro.