Por unanimidade de votos, o plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou o projeto de resolução de autoria da deputada Flávia Cavalcante (PMDB) que cria a Medalha de Mérito Lily Lages e o selo comemorativo. De acordo com a parlamentar, a medalha tem como objetivo homenagear mulheres alagoanas que realizam atividades que visem ou contribuam para o desenvolvimento do Estado. O projeto entrará em vigor a partir da data de sua promulgação no Diário Oficial do Estado.
“Para mim foi uma satisfação que esta Casa tenha aprovado esse projeto de minha autoria que institui a Medalha Lily Lages”, comemora a parlamentar. “Lily Lages foi uma grande médica, professora e abriu as portas do Parlamento para as mulheres, uma vez que foi a primeira deputada alagoana. Nada mais justo que esta Casa institua essa Medalha e, no próximo ano, estaremos aqui oferecendo essas honrarias a três grandes mulheres vitoriosas de nosso Estado, que tenham contribuído para o crescimento de Alagoas”, declarou Flávia.
Currículo
Lily Lages foi a primeira mulher a assumir uma cadeira no Parlamento alagoano. Médica e professora universitária, Maria José Salgado Lages, foi eleita com expressivos 13.891 votos, para a Assembleia Constituinte de Alagoas, durante as eleições complementares de 1934.
Natural de Maceió, Lily Lages nasceu em 1901 e foi uma das pioneiras na política brasileira. Ela integrou o grupo das nove deputadas estaduais logo após a conquista do voto feminino. Formada em medicina, especializou-se em otorrinolaringologia. Através de concurso público, tornou-se a primeira mulher titular de uma cátedra em curso de medicina no Brasil. Foi ainda a primeira presidente da Federação pelo Progresso Feminino de Alagoas.
