Terminou nesta quinta-feira (29), a XXII Plenária Ordinária e XII Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O evento, que ocorreu no município de Penedo (AL), às margens do Velho Chico, contou com mais de 40 membros votantes, garantindo o quórum para todas as decisões acatadas nas plenárias, que dentro de sua pauta elegeu sua nova vice-presidente, Avaní Torres.
Representando o governador Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado, participou da solenidade de abertura da XXII Plenária ao lado do secretário executivo de Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson; do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Olivan Nunes; do presidente do CBHSF – e superintendente do Meio Ambiente da Semarh-AL – Anivaldo Miranda, além de representantes do Ministério Público Estadual de Alagoas, das prefeituras municipais e dos pescadores, quilombolas e povos indígenas do São Francisco.
Na solenidade, Napoleão Casado lembrou das ações do Governo de Alagoas nos esforços para a mitigação e convivência com os efeitos da seca, fazendo um apelo ao comitê. “Prestem atenção no Baixo São Francisco”, pediu o secretário, endossado pelo representante do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson. “Todo bom projeto começa de baixo para cima”.
Já o superintendente do Meio Ambiente, Anivaldo Miranda, reconheceu a importância do rio na luta contra os efeitos da estiagem. “A seca é uma tragédia agora, hoje. E nosso papel acaba sendo limitado, pois só nos resta prestar assistência imediata. É preciso que seja firmado o Pacto das Águas, porque o Rio São Francisco representa 70% da disponibilidade hídrica do Nordeste, e por isso é preciso cuidar dele”, afirmou.
No dia 28, durante a mesa-redonda que reuniu os representantes estaduais para apresentar seus projetos, Napoleão Casado ressaltou a participação da Semarh nos Comitês de Bacia, destacando a parceria com a Associação Pró-Gestão de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Coruripe (Agerh) na recuperação de nascentes.
A presença do secretário de Estado – que é membro titular do Comitê – durante a programação da XXII Plenária foi destacada por diversos membros, que enfatizaram a importância dos comitês de bacia nas agendas das Secretarias de Estado. Além do secretário, estava presente o superintendente de Recursos Hídricos, Roberto Lôbo, que participou como suplente durante o restante das votações.
