×

Alagoas

Plataforma digital beneficiará produtores da Agricultura Familiar de Alagoas

Os pequenos produtores do estado de Alagoas estão conquistando mais espaço no mercado local e, com o advento das novas tecnologias, passam a ser inseridos no comércio nacional. O Programa Rede Brasil Rural, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), é uma das provas de como o desenvolvimento regional pode estar associado ao avanço das tecnologias.
A Rede Brasil Rural, lançada na semana passada, é uma plataforma digital onde agricultores familiares de todo o Brasil, por meio de suas associações e cooperativas, negociam diretamente com fornecedores e empresas de transporte a compra e a entrega de insumos necessários para qualificar ainda mais a produção.

O programa vai proporcionar aos usuários uma pesquisa eficiente e compras coletivas, o que garante melhor preço de insumos e matérias-primas, além de permitir à agricultura familiar reduzir os custos dos produtos, de transporte e de estocagem.

Segundo o gerente de Cooperativismo e Associativismo da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Juan Priegue, o programa nacional vai beneficiar, em Alagoas, 22 cooperativas e 117 associações, o que atinge uma média de 7.900 produtores rurais. “Todos os que serão beneficiados por esse programa nacional fazem parte de algum Arranjo Produtivo Local e são amparados pelo Governo de Alagoas”, ressaltou.

Plataforma
O ambiente digital será divido em duas grandes áreas. A primeira é direcionada a produtores familiares, associações e cooperativas da agricultura familiar, transportadores e fornecedores de insumos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.

A segunda área da Rede Brasil Rural é pública e permite o acesso a editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ao catálogo de insumos, ao catálogo de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além disso, o consumidor terá acesso ao mapa da produção da agricultura familiar em todo o País, onde poderá comprar a mercadoria e recebê-la em sua casa, através dos Correios.

O site pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.redebrasilrural.mda.gov.br/. Ele estará acessível para cadastro dos produtores, fornecedores, gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros agentes envolvidos na cadeia produtiva da agricultura familiar, até 18 de fevereiro de 2012. A partir do dia 19 de fevereiro ele estará disponível para todos os usuários.
Ações