Skip to content

Plataforma de Filmes Fiocruz chega a 300 produções disponíveis

  • Home
  • Cultura
  • Plataforma de Filmes Fiocruz chega a 300 produções disponíveis

Blog

Plataforma de Filmes Fiocruz chega a 300 produções disponíveis

Pouco mais de dois anos após ser lançada, a Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde (Icict/Fiocruz) chega a 300 obras audiovisuais disponíveis gratuitamente. O espaço reúne uma ampla diversidade de temas, entre eles, saúde coletiva e ciência e tecnologia. Os formatos vão desde documentários a dramas, passando por animações, oriundas do acervo institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de parceiros externos. A plataforma, apelidada de Fioflix, é acessada por milhares de telespectadores mensalmente e o acervo disponível vem sendo cada vez mais solicitado para ações de educação e ensino e por canais de televisão para exibição em rede nacional.

Canta Caps, estreia da Fioflix neste início de 2024, compõe a trilogia do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Caps – que conta ainda com os curtas Estica, Alonga Caps (já disponível na Fioflix) e Nossa Casa (estreia em breve), parceria entre a VideoSaúde e Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. Em Canta Caps, pelas mãos e violão de Pierre, oficineiro e usuário de unidade de saúde pública, e pelo trabalho de profissionais de saúde, pacientes de um centro de atenção psicossocial no subúrbio do Rio de Janeiro soltam a voz e cantam em atividade periódica, associada ao tratamento, aos cuidados e à redução de danos e agravos, reafirmando como a arte e as atividades lúdicas podem ser elementos centrais nas políticas e nas rotinas do campo da saúde mental. São momentos que apontam a potência de uma experiência de integração entre uma unidade de saúde mental e seus pacientes, por meio de depoimentos reveladores de caminhos possíveis.

Plataforma de filmes ampla e diversa

Na Fioflix, há filmes para todos os gostos, públicos e aplicações. Histórias de entregadores e motoristas de aplicativos, documentários sobre doenças negligenciadas e saúde e ambiente, narrativas a respeito de vivências durante a pandemia de Covid-19. Sobre o SUS português, cinebiografias de cientistas e profissionais da saúde, sobre a presença das mulheres na ciência, histórias de povos indígenas, de agentes de saúde no campo e de moradores do entorno de barragens de mineração.

Outros destaques da Plataforma Fiocruz são filmes da mostra Saúde para Todos, concebida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) , que possibilita acesso a produções sobre saúde vindas de cada canto do planeta.

Para a VideoSaúde, os filmes da Plataforma ampliam a oferta de conteúdos audiovisuais oferecidos pela Fiocruz, visando a circulação de informações e os debates qualificados, que retratem distintas realidades regionais, territoriais, de profissionais e de populações no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos desafios dos campos da ciência e da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também