A retirada de material plástico do leito dos canais que vêm sendo limpos pelas concessionárias que prestam serviços à Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) é o maior desafio da operação de limpeza desencadeada para evitar alagamentos. A quantidade desse material revela um importante dado: o lixo doméstico continua sendo descartado sem critérios pela população.
Com a intensificação dos trabalhos de remoção de entulhos e vegetação dos canais, tem ressurgido, em meio à lama, milhares de sacolas plásticas. Por conta de sua resistência, o plástico é um importante obstáculo para o fluxo normal dos canais. Quando se rasga, ele se finca no material orgânico proveniente de entulhos, da terra e da lama que escoa das margens dos canais.
O resultado é a formação de uma barreira que acumula resíduos e a própria terra. Em alguns pontos, que ficam expostos ao sol quando a água baixa, o mato cresce e ajuda a obstruir ainda mais o leito dos canais. No Riacho Salgadinho, no Águas Férreas, em Cruz das Almas, e no São Rafael, no Jacintinho, a grande quantidade de vegetação obrigou a Slum a utilizar, além de uma máquina, o trabalho manual.
No Salgadinho, o processo de limpeza deve ultrapassar uma semana de trabalho. Como os técnicos da Divisão de Canais confirmaram a presença de milhares de sacolas embaixo da ponte do riacho, a retirada foi articulada em etapas. Na primeira, os resíduos são retirados manualmente, com o auxílio de enxadas, e ajuntados para coleta da máquina. Depois de depositados na margem do riacho, ocorre o carregamento e descarte para secagem, num terreno no bairro da Levada. Somente após 48h, se não chover, é feita uma recoleta e o transporte até o aterro sanitário.
Para acelerar a remoção dos entulhos do leito do Salgadinho, a Slum vai empregar outra máquina escavadeira, com esteira e um braço mecânico com maior alcance. Desse modo, com o auxílio da escavadeira de menor porte, a retirada do material depositado ficará mais eficiente, principalmente quando os trabalhos se concentrarem na foz do riacho, que se encontra com o mar na Praia da Avenida.