O Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012, com recursos de R$ 107 bilhões para a agricultura empresarial, deve ser lançado entre os dias 10 e 17 de junho, segundo informou o novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), José Carlos Vaz. Segundo ele, a parte técnica já está pronta e, até 1º de julho, quando se inicia a próxima safra, as instituições financeiras já estarão aptas a operar as linhas de financiamento de acordo com as novas regras.
O secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, disse que o processo de elaboração do plano safra está adiantado. “Aprovamos os votos [agrícolas no Conselho Monetário Nacional – CMN] no mês de maio e teremos o mês de junho para publicar as portarias e finalizar o que falta”.
José Carlos Vaz, que assumiu a Secretaria de Política Agrícola na semana passada, disse que, ao convidá-lo, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, fez duas recomendações: “terminar o trabalho com o plano safra, junto com os Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento Agrário, e promover as mudanças estruturais na política agrícola que visem a correção da volatilidade de renda do produtor e a maior eficiência de gestão”. Segundo ele, o que se deseja é uma “política proativa”, que se antecipe aos desafios e que priorize a inovação.