Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso
O governador Teotonio Vilela e o prefeito de Maceió Cícero Almeida participaram, nesta quinta-feira (28), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, da primeira etapa do Plano Nacional de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, o Juventude Viva.
O evento foi realizado com a presença dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, do Trabalho, Brizola Neto, e da Igualdade Racial, Luiza Bairros, além do secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho,e de várias outras autoridades estaduais e municipais. Inicialmente serão beneficiadas na primeira fase do Plano quatro cidades: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares. O governo federal vai investir cerca de R$ 82 milhões em ações no Estado.
A capital de Alagoas foi escolhida para implementação inicial do Plano por dois motivos: primeiro, pela posição que a cidade ocupa (2ª) entre as 132 que concentram mais de 70% dos homicídios registrados no país. Além de Maceió, outras três cidades do estado integram essa lista, no caso, Arapiraca (30ª posição), Marechal Deodoro (119ª) e União dos Palmares (123ª). O segundo motivo é o fato da capital alagoana ter sido a primeira cidade a abrigar o Programa Brasil Mais Seguro, do Ministério da Justiça, que em três meses de execução já registra dados importantes na redução dos índices locais de violência.
O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que representou a presidenta Dilma Rousseff no evento, endossou o empenho do governador em aceitar mais esse desafio de enfrentamento à violência.
“Esse Plano deve ser creditado na conta do governador, é mérito dele. O governo federal coloca à disposição dos alagoanos oito ministérios para implantar políticas efetivas para nossa juventude e para que outras mães não derramem mais lágrimas por seus filhos”, destacou o ministro Gilberto Carvalho.
Na saudação inicial às autoridades presentes, o prefeito Cícero Almeida agradeceu o apoio que o município e o Estado vêm recebendo do governo federal, sem o qual não teria sido possível executar diversos projetos. Ele ressaltou a atenção a atenção dedicada a Maceió e a Alagoas tanto pelo ex-presidente Lula quanto pela presidenta Dilma Rousseff.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no Brasil atingem pessoas jovens, das quais mais de 75% são jovens negros (as), de baixa escolaridade, sendo a grande maioria do sexo masculino. Além disso, ao longo da última década, é cada vez maior a diferença entre o número de homicídios que atinge os jovens brancos e negros. Enquanto as mortes de jovens brancos caíram de 9.248, em 2000, para 7.065 em 2010, a morte de jovens negros cresceu de 14.055 para 19.255 no mesmo período.
“Esse é o marco zero de mais um plano desafiador e pioneiro em que a presidenta Dilma Rousseff deposita toda a credibilidade. Vamos conseguir mudar esse quadro, porque estamos conseguindo virar os números da violência em Alagoas com o Programa Brasil Mais Seguro, que já aponta resultados significativos. Quando a presidenta me perguntou, em Brasília, se Alagoas aceitava mais esse desafio, aceitei na hora, porque vamos virar essa página”, ressaltou o governador Teotonio Vilela.
Após a solenidade de lançamento do Juventude Viva, as autoridades presentes assistiram à destruição de duas mil armas apreendidas nas ações do Programa Brasil Mais Seguro.
