Nessa quinta-feira (02), integrantes do Conselho Estadual e Municipal de Economia Solidária estiveram reunidos no Palácio República dos Palmares para discutir o regimento do Plano Estadual de Economia Solidária, elaborado no mês de junho. A ideia é construir um regimento de forma participativa e agilizar a finalização desta etapa. Participaram do encontro representantes da Comissão de Economia Solidária, formada por técnicos estaduais e municipais, além de artesãos, empreendedores e cooperativas.
O Plano Estadual serve de base para a elaboração do Plano Nacional de Economia Solidária. Com isso, é possível traçar a visão do futuro para o segmento, diagnóstico, programas e projetos estratégicos e um modelo de gestão para o fortalecimento da Economia Solidária no país.
De acordo com a chefe do Núcleo de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Maria Aparecida Tenório, o Plano Estadual foi criado com base nas diretrizes colocadas pelo secretário-adjunto nacional de Economia Solidária, Roberto Marinho Alves. “É de grande importância essa integração entre estado, município e todos os envolvidos no segmento para fortalecermos a nossa atuação dentro do segmento”, explicou.
Segundo Vânia Oliveira, técnica da Diretoria de Economia Solidária da Semtabes e integrante do Conselho Municipal de Ecosol, o Plano veio para fortalecer o trabalho dos artesãos e empreendedores solidários. “Hoje a economia solidária é responsável pela geração de renda de muitos artesãos alagoanos e por isso, esse Plano vem auxiliar o fortalecimento de ações focadas no fomento do segmento e na criação de novas oportunidades para todos os envolvidos”, destacou.
De acordo com o secretário-adjunto de Estado do Trabalho e Emprego, Lailson Ferreira Gomes, o pedido de uma audiência para apresentar o Plano de Economia Solidária já foi encaminhado ao governador Renan Filho. “Estamos esperando apenas uma data na agenda dele que esteja livre para marcamos a apresentação oficial do plano estadual de economia solidária e darmos os próximos passos nesse sentido”, disse.
