Evento foi realizado no auditório da Seúne
Foi lançado, nesta quinta-feira (26), o processo de elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Idealizado pela Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento de Maceió (SMHPS), o evento foi realizado no auditório da Seúne, no Farol.
O PLHIS tem como objetivo principal promover condições dignas de habitação de interesse social aos cidadãos mais pobres. Através dele, a sociedade terá a oportunidade de apontar ações a serem realizadas para melhorar as condições de habitação em Maceió e como captar e aplicar os recursos necessários.
Segundo o secretário municipal de Habitação, Nilton Pereira, esta é uma ação democrática, que visa definir os melhores caminhos para o município na área de habitação. “É fundamental a participação da sociedade nesse processo, principalmente para contribuir com uma melhor visão dos problemas habitacionais e, também, com a constituição de ideias adequadas às mais diversas realidades existentes”, disse ele.
O PLHIS será elaborado em três etapas: elaboração da proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e definição de uma estratégia de ação.
O coordenador técnico da Fadurpe, Fabiano Diniz, abriu os debates, demonstrando os objetivos e a importância da participação da sociedade na elaboração do PLHIS.
Durante todo o dia, foram debatidos temas importantes como: a legalização da posse da terra; a urbanização de favelas; construção de habitação de qualidade; e organização dos órgãos municipais para realizar as mudanças desejadas.
