×

Maceió

Plano de Saneamento Básico de Maceió está próximo da conclusão

Penúltima consulta pública aconteceu na Procuradoria

A Prefeitura Municipal de Maceió, com o apoio da MJ Engenharia, empresa licitada para realizar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Maceió, realizou nesta sexta, 27, na Procuradora Geral do Município, a terceira consulta pública sobre o PMSB. O tema deste encontro foi o prognóstico e as alternativas que requerem o desenvolvimento e a formulação de estratégias para alcançar os objetivos e as metas de curto, médio e longo prazo.

A versão preliminar dos documentos sobre o PMSB de Maceió está disponível no site www.pmsbmaceio.com.br e as contribuições da população e entidades envolvidas foram feitas no evento e ainda podem ser enviadas para o e-mail pmsbmaceio@gmail.com. No total são quatro Consultas Públicas, abrangendo todas as fases da elaboração de um PMSB, em atendimento à Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Segundo o presidente do Movimento das Grotas, Robson Lima, a construção do PMSB e Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Maceió mostra um futuro melhor para a população. “Vamos poder viver com mais qualidade de vida após a execução do plano mesmo sabendo que terá 20 anos para ser concluído. A sociedade vem participando, contribuindo e a prefeitura tem dado total apoio às comunidades”, disse Lima.

Segundo a coordenadora do PMSB de Maceió, a engenheira Deisy Maria Andrade Batista, o plano entra em sua reta final. “Esta foi a penúltima consulta pública e a participação da sociedade vem aumentando, principalmente nos encontros presenciais. Estamos na fase do prognóstico, em que mostra o cenário atual e nós apresentaremos propostas para o futuro. Estamos consolidando o plano”, informou Deisy.

A secretária adjunta da Habitação, Ana Catarina Lopes, lembra que a elaboração do plano requer o desenvolvimento e a formulação de estratégias para alcançar os objetivos, diretrizes e metas definidas, projetando as necessidades de serviços públicos de saneamento básico. A compatibilização das carências de saneamento básico com as ações deverá ser analisada, identificando as alternativas de intervenção. A partir dos resultados das propostas de intervenção nos diferentes cenários, deve-se selecionar o conjunto de alternativas que promoverá a compatibilização quali-quantitativa entre demandas e disponibilidade de serviços.

“Mesmo considerando que esta é uma etapa mais técnica que as demais, face às projeções e técnicas utilizadas, o sucesso se dará com as contribuições da sociedade na discussão e definição dessa visão de futuro, que é a proposta desse momento”, finalizou Ana Catarina.