×

Maceió

Plano de Mobilidade é discutido em audiência pública da Câmara

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla), comemora o êxito da segunda Audiência Pública do Plano de Mobilidade (PlanMob), realizada nesta terça-feira (1º). O evento contou com a presença de autoridades, técnicos de vários órgãos municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada. Na oportunidade, foram apresentadas as propostas para a conclusão da primeira etapa do PlanMob, com foco na implantação de ciclovias, passeios e travessias.

Na solenidade de abertura, compuseram a mesa de honra o secretário municipal de Planejamento, Márzio Delmoni, a representante da Comissão de Acessibilidade da Câmara, vereadora Rosinha da Adefal e o superintendente de Transportes e Trânsito, Jorge Coutinho. Em seu discurso, a vereadora Rosinha relembrou os esforços para a adaptação da Rua Clementino do Monte, onde está situada a Adefal, ao projeto Calçada Legal. Também defendeu o uso consciente e seguro da bicicleta e a importância do PlanMob para a população. “Estamos no caminho certo”, finalizou.

Em sua fala, o secretário Márzio Delmoni declarou que o novo plano pretende conscientizar o cidadão maceioense, criando uma nova cultura. “Será um trabalho conjunto, que envolverá o poder público e toda a sociedade”, afirmou.

Dando continuidade à programação, a arquiteta Flávia Pereira apresentou toda a estrutura da Sempla e da diretoria do Plano Diretor. Explicou também sobre a atuação do órgão para levar adiante o direito à cidade e todo o processo da elaboração do Plano Diretor de Maceió. A arquiteta também exibiu os projetos desenvolvidos pela Sempla e executados pela Prefeitura, baseados nas orientações do Plano, a exemplo da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), da Requalificação do Centro e da Urbanização Integrada do Vale do Reginaldo.

Em seguida, os representantes da ONG Rua Viva, João Luís e Roberto Moreira, apresentaram os produtos do PlanMob. O primeiro deles foi o plano cicloviário, no qual foi preciso realizar um diagnóstico da mobilidade da capital alagoana através pesquisas de campo em trinta pontos da cidade. “Em certas vias, constatamos um grande fluxo nos horários de pico, chegando a mil ciclistas em um intervalo de uma hora”, informou Roberto Moreira.

A intervenção reaproveitará as ciclovias já existentes, como a da Avenida Menino Marcelo (Via Expressa), além de criar novas vias e ciclofaixas de uso compartilhado com os automóveis. As propostas abrangem o canteiro central da Fernandes Lima, a ladeira Geraldo Melo, a Avenida Tomaz Espíndola e vários outros pontos da cidade, totalizando uma rede de, aproximadamente, 100 km de extensão. Além das vias, o projeto dispõe de equipamentos de apoio para os usuários através da implantação de paraciclos para guardar as bicicletas.

Já o presidente da Rua Viva, João Luís, apresentou o Plano de Mobilidade para Pedestres, onde está incluso o anteprojeto de Lei de Calçadas e Travessias. “Calçadas são bens públicos, portanto os proprietários de imóveis passarão a ser responsáveis pela execução e manutenção das calçadas, adaptando-as segundo as normas estabelecidas pela lei”, afirmou.

O PlanMob pretende melhorar a qualidade do meio ambiente e estimular a criação de laços entre as pessoas e meio urbano construído.