Agentes socioeducandos da Superintendência de Medidas Socioeducativas evitaram fuga em massa Unidade de Internação
Agentes socioeducandos da Unidade de Internação Provisória Masculina, situada no prédio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), evitaram uma fuga em massa na noite de quinta-feira (28), Na ocasião, nenhum interno conseguiu deixar a unidade.
De acordo com a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), a ação foi articulada e coordenada por jovens maiores de 18 anos que cumprem medida socioeducativa e que já passaram pelo Sistema Prisional. Ao tentarem fugir passando pela cerca navalhada que protege a unidade, os jovens se feriram e precisaram ser encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Ainda segundo a superintendente da Sumese, Denise Paranhos, a tentativa de fuga foi articulada após os jovens terem sido informados sobre as transferências da Unidade DER para a Unidade de Internação Masculina Extensão III, recém-inaugurada.
“O protocolo de segurança desta nova unidade é muito mais rígido, o que vai evitar de fato a entrada de objetos não permitidos para os adolescentes, principalmente celulares e drogas. Isso está causando uma movimentação entre eles, que estão inconformados com a situação e com o maior controle que estamos realizando”, esclareceu Denise Paranhos.
Os envolvidos na articulação da tentativa de fuga foram encaminhados à Central de Flagrantes. Eles vão responder por danos ao patrimônio público e corrupção de menores, uma vez que incentivaram a evasão.
A nova unidade de internação faz parte do cronograma da Sumese de construção de um novo tempo para as medidas socioeducativas no Estado. O novo módulo vem recebendo adolescentes transferidos de outras unidades desde o começo da semana. O espaço contém 10 dormitórios, 40 vagas e um refeitório. Além disso, foi implantado no local novos procedimentos e protocolos de segurança e de acompanhamento psicopedagógico para garantir o fortalecimento da medida.
