×

Maceió

Plano de Assistência prioriza atendimento à população de rua

A atenção e o atendimento especial às questões ligadas à população que se encontra em situação de vulnerabilidade nas ruas de Maceió foram os pontos de base para a construção do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS), que corresponde ao quadriênio 2014-2017, aprovado em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O Plano Municipal foi apresentado por técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e aprovado pelos membros do Conselho na reunião do dia 25 de junho e publicado na edição do dia 27 de junho do Diário Oficial do Município.

Dentro das ações que devem ser executadas pela Semas nos próximos anos estão os trabalhos que têm como meta a excelência e o mais avançado grau de satisfação dos usuários dos serviços da Assistência Social do Município, além das questões de combate à desigualdade. Dos serviços que devem ser implantados até 2017, de acordo com o PMAS, o funcionamento de cinco deles já em andamento.

O mapeamento do perfil da população em situação de rua da capital, importante para o direcionamento dos trabalhos na área, já foi iniciado. Para o segundo semestre deste ano, ainda estão previstas a abertura de quatro novas unidades que terão seus trabalhos voltados ao atendimento a esse público.

A secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, explica que as unidades serão instaladas para evitar qualquer situação de risco para as famílias que fazem de praças e prédios abandonados locais de moradia. “Estamos prestes a instalar a Casa de Passagem Familiar, que tem como meta atender famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade nas ruas. Contaremos também com a abertura de uma República para os jovens que completam 18 anos e se encontram nos abrigos, uma nova unidade de Centro de Referência​ Especializado ​para​ População em Situação de Rua (Centro Pop) e mais uma Casa Lar. São pontos de referência importantíssimos, planejados através de um trabalho bastante intenso da Semas, aprovados pelo PMAS”, destacou a secretária.

Além dos trabalhos que correspondem ao atendimento prioritário da população em situação de rua está incluso no Plano o conjunto de metas e diretrizes que mapeia os trabalhos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Todas discutidas em oficinas de construção, que antecederam a construção do PMAS.