Um grupo de assistentes sociais esteve reunido com o secretário municipal de Educação de Maceió, Thomaz Beltrão, com o adjunto, Marcelo Nascimento, e com a chefe de gabinete, Josefa Conceição. Na pauta, a entrega do Plano de Ação de Serviço Social da rede municipal de ensino de Maceió para o biênio 2011/2012 e a discussão do serviço social na reestruturação da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).
O plano foi construído com a finalidade de subsidiar o exercício profissional, norteado pelos princípios éticos e políticos da profissão. Antes da elaboração do documento, foram realizadas oficinas com as assistentes sociais da Secretaria Municipal de Educação, nas quais se discutiu a realidade do serviço social, as ações profissionais no espaço escolar, instrumentos de intervenção e as condições técnicas e éticas para o exercício profissional.
O Plano de Ação do Serviço Social da rede municipal de ensino foi estruturado com justificativa, fundamentação teórica, bases legais e marco histórico, além do planejamento das ações do serviço social em cada espaço de ocupação das assistentes sociais para o biênio 2011/2012. “O plano foi elaborado como forma de direcionar e unificar as ações a serem desenvolvidas por técnicos com base nos princípios contidos no nosso Código de Ética profissional”, explica Aucione Albuquerque, da coordenadoria de Apoio Social da Semed.
Durante a reunião, Thomaz Beltrão se mostrou satisfeito com o interesse da categoria e explicou como será a nova estrutura da rede municipal de ensino, mostrando que o grupo de assistentes sociais ficará na Coordenação de Programas e Projetos Especiais. “A ideia é privilegiar as pessoas que fazem parte da casa, garantindo uma composição democrática no novo organograma da Semed, que irá ser votado nos próximos dias pela Câmara Municipal”, informou o secretário, dizendo, ainda, que a área de serviço social será também beneficiada.
Ao final de reunião, ficou acordado que haverá uma apresentação do Plano de Ação de Serviço Social para coordenadores pedagógicos e diretores de departamento no próximo dia 14 setembro, às 9h, no Auditório Paulo Freire, na Semed, além da garantia da participação do serviço social na elaboração do regimento interno da Semed, após a aprovação do novo organograma da rede municipal de ensino pela Câmara.
A reunião contou, ainda, com a participação de representações dos conselhos Federal e Regional de Assistentes Sociais e dos sindicatos dos Assistentes Sociais e dos Assistentes Sociais da Rede Municipal.
