Aracaju sedia, a partir do dia 21 de agosto, a exposição “Pixel: unidade da idéia”, que é parte integrante de um projeto maior, de mesmo nome, aprovado no edital da Galeria de Arte do SESC-Centro, em Aracaju (SE). Para o lançamento da exposição, que acontece no próprio SESC, a partir das 19h, a equipe da Pixel montou uma vernissage e vai promover uma Mesa Redonda, que reunirá a Profa. Dr. Lilian França, o Designer Baiano Leandro Estevam e o Prof.o MSc. Jean Fábio Cerqueira.
Durante a mesa serão discutidas as influências diretas e indiretas das novas mídias na produção artística e nos meios de comunicação. No momento, também estará exposto um trabalho provisório da VJ Michele Menezes, que consiste em uma Instalação eletrônica interativa, desenvolvida para o uso dos visitantes na noite de abertura e momentos específicos do projeto, como os workshops que estarão ocorrendo durante o período de exposição (de 21 de agosto a 04 de outubro de 2009).
O principal intuito do projeto é apresentar uma proposta diferenciada de exposição, seja pelas suas técnicas, sua temática, e principalmente sua metodologia de desenvolvimento, que diferentemente das exposições coletivas tradicionais, reuniu pela internet os artistas e designers que estarão expondo e ministrando os workshops, que apesar de se conhecerem (grande parte) pessoalmente, utilizam da web como principal forma de comunicação, discussão e principalmente da montagem do projeto.
Entre os artistas e designers que estarão expondo seus trabalhos, convidamos José Marcio Lara (MG), Márcio Boás (MA), Sandro KA (RS), Francisco Franco (PR), Giordano Macena (SE), Michele Menezes (SE), Leandro Estevam (BA), Rodrigo Seixas (SE) eTiago Lenartovicz (PR). As obras consistem em obras de arte digital, com trabalhos em várias vertentes da área, como Ilustrações digitais, Toy Art, Street art, plotters, Arte algorítmica, dentre outros.
O projeto busca cobrir uma lacuna existente no cenário artístico sergipano, a carência de exposições especificas de arte digital. Pretendendo também apresentar de forma mais didática essa nova temática através de workshops com profissionais de outros estados, voltados a alunos da rede publica, fazendo com isso um intercambio que contribua com pluralidade de linguagens e idéias.