×

Alagoas

Pitch day: Secti promove etapa decisiva do programa Lagoon Startup

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) promoveu, nesta terça-feira (24), o Pitch Day do Programa Lagoon Startup, no Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió. O evento reuniu as 15 startups selecionadas para apresentar suas soluções inovadoras a uma banca avaliadora e tentar alcançar a subvenção econômica paga pelo Governo de Alagoas no valor de R$ 80 mil reais.

Essa iniciativa visa impulsionar o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Alagoas, acelerando negócios tecnológicos com potencial escalável e ajudando no fortalecimento das empresas em quatro pilares essenciais: desenvolvimento do negócio, inovação do produto, desempenho da equipe e tração no mercado.

Nesta etapa, as 15 equipes já contempladas com R$ 10 mil em premiação, como incentivo ao desenvolvimento de seus projetos, passaram por uma banca avaliadora formada por profissionais da academia e do setor produtivo, onde observaram pontos relevantes para o negócio como aquisição de clientes, retenção e estratégias de escalabilidade e desenvolvimento de habilidades práticas e eficazes.

As apresentações foram feitas em um formato dinâmico com 5 minutos de pitch e 7 minutos de perguntas com a banca avaliadora, composta por três avaliadores por equipe.

Participaram dessa segunda etapa as startups: Innovats, REP HACKER, E-Mediar, Checkflow, Consultar GDI, Severino Pro, Fala Pra Mim, Planejare Consultoria, Simplificajus, MAEDUCA, WLC Soluções, Pygus, Tabe.la, AgroSinc e Entomófagi.

Ao final desta etapa, que também marcou a última avaliação deste ciclo, 10 startups foram selecionadas para avançar para a terceira fase, onde seguirão sua jornada no programa e terão acesso à subvenção econômica não reembolsável, impulsionando ainda mais o desenvolvimento e a escalabilidade de seus negócios.

Para a superintendente de Desenvolvimento Científico da Secti, Meirejane Ataide, que fez o discurso de boas-vindas durante a abertura do evento, o programa representa uma oportunidade estratégica para fortalecer o ambiente de inovação no estado.

“O Lagoon Startup é uma iniciativa que conecta talento, conhecimento e investimento, criando condições reais para que ideias inovadoras se transformem em negócios sustentáveis. Esse momento do pitch é decisivo, pois evidencia o amadurecimento das startups e o potencial que elas têm de impactar positivamente a economia de Alagoas”, destacou.

Já o empresário André Luiz, da startup Consultar GDI, que usa inteligência artificial para gerenciar documentos, destacou que a participação no programa alavancou a empresa e permitiu mais conhecimento aos integrantes.

“O Lagoon foi fantástico na aceleração da nossa empresa. Já prospectamos clientes e isso representa um incremento grande na nossa receita atual. Eu acredito muito no programa e parabenizo o governo do estado pela iniciativa de apoio ao setor”, disse o empresário.

O resultado parcial dos vencedores será divulgado nesta quarta-feira (25) e o resultado final no próximo dia 02 de abril.

Agência Alagoas