×

Penedo

Piso salarial do Magistério penedense se equipara a partir desta quinta, ao nacional

Reajuste foi aprovado em assembleia pela categoria, durante assembleia na manhã desta quinta-feira (15), no auditório do SINDSPEM

Professores, secretários escolares e assistentes administrativos da rede municipal de ensino de Penedo, se reuniram nesta quinta-feira (15), para debater a data base das categorias. A assembleia que aconteceu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SINDSPEM), foi convocada pelo presidente da entidade, Francisco Souza Guerra.

No encontro, foi posto em pauta o reajuste salarial apresentado pela Prefeitura de Penedo, equivalente a mais de 20% de aumento, em ganho real. O que significa dizer que, o Magistério de Penedo, passa a fazer parte do piso nacional. A proposta de prefeitura foi votada e aprovada pela grande maioria.

“Foi um grande acordo, dentro das condições do município. O bom senso prevaleceu. Foi uma escolha da categoria que votou em sua maioria, por aceitar a proposta que nos foi apresentada. Um reajuste de mais de 20% para as três categorias, um bom acordo”, comemorou o presidente do SINDSPEM, Francisco Souza Guerra.

Reajuste aprovado por unanimidade já para o mês de agosto

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brApós a votação, a proposta voltou para a prefeitura, onde, Marcius Beltrão (PDT), em caráter de urgência, remeteu para apreciação e posterior aprovação da Câmara de Vereadores de Penedo.

“Queremos o melhor para o nosso servidor. Eles são fundamentais para nossa administração. E os professores, merecem respeito. Eles são os grandes educadores do Brasil. Este reajuste vai equiparar o Magistério penedense ao piso nacional. O aumento já vai ser pago no mês de agosto”, garantiu o prefeito.

O projeto de lei que implanta o reajuste salarial para as três categorias, foi votado ainda nesta quinta-feira (15), sendo encerrado por volta das 19hrs. Por unanimidade, os dez vereadores presentes à sessão votaram favorável. Apenas os legisladores Marcelo Pereira (PT), José Vormil Idalino (PMN) e Valdir Batista (DEM), não estiveram em plenário. Sendo o reajuste salarial aprovado por 10 votos.

Em seu discurso, antes do encerramento da sessão, o vereador e sindicalista, Derivan Thomaz (PMDB), destacou a conquista da categoria neste dia. “A partir de hoje, o Magistério de Penedo se enquadra ao piso nacional da Educação. Uma conquista para os servidores. Um direito de vocês. Ainda não é o que os professores do Brasil merecem. Mas, é uma grande conquista. Esse foi o primeiro passo para a valorização da Educação. Parabenizo a todos pelo empenho nas negociações que duraram dias”, disse o legislador.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brDois anos que não respeitavam a data base

Thomaz recordou que há mais de dois anos, que a data base da Educação não era respeitada. “Durante dois anos, a data base do Magistério não era obedecida. E hoje, foram reajustados os salários dos professores, secretários escolares e assistentes administrativos. Uma conquista”.

O vereador encerrou esclarecendo que o rateio foi aplicado no reajuste. “A rateio iria ser em torno de R$ 400 em apenas uma parcela. Logo, foi aplicado no piso, o que vai contribuir durante 12 meses nos salários de todos e, ainda, vai incidir em ganho real no 13º e, férias dos servidores da Educação de Penedo”.