Arrastando milhares de pessoas, o bloco Pinto da Madrugada, desfilou na manhã deste sábado na orla da Pajuçara, em Maceió. Este ano comemorando dez anos de existência, o bloco levou para a avenida, muita música ao som das tradicionais orquestras de frevo.
Foram mais de 100 músicos divididos em 16 bandas de várias cidades do Estado de Alagoas. Segundo o ex-secretário municipal de Cultura e um dos organizadores da festa, Marcial Lima, a ideia do bloco, desde quando foi criado, é resgatar as tradições carnavalescas, em que crianças e adultos possam brincar tranquilamente ao som das verdadeiras músicas de carnaval. Este ano, segundo ainda Marcia, o Pinto da Madrugada homenageia o radialista e compositor musical Edécio Lopes.
Além dos alagoanos, muitos turistas acompanharam o desfile do bloco pela orla e lotaram as praias da capital. Luiz Moura, de 38 anos, natural de Sergipe e que está em Maceió com a família, disse que acha muito interessante o resgate das tradições carnavalescas. “É bom que isso aconteça, já que podemos, na prática, mostrar aos nossos filhos como as pessoas brincavam os carnavais antigamente”.
Já Leonardo Gomes, de 25 anos, aproveitou os festejos para ganhar um pouco de dinheiro. Ele vende cervejas e refrigerantes. “Enquanto muitos se divertem eu aproveito para ganhar um trocado extra”, afirmou o ambulante.
Segundo a expectativa da Polícia Militar, cerca de 100 mil pessoas devem passar pela orla marítima neste sábado. Polícia que inclusive, montou um esquema de segurança especial para hoje. São 220 policiais, 15 viaturas, 17 motocicletas e ainda, homens da cavalaria.
