A safra 2010/2011 na Usina Pindorama já começou. Com o início do novo ciclo, há uma expectativa de safra recorde, apostando em novas variedades de cana desenvolvidas em parceria com o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA). Hoje, predominam nas áreas dos cooperativados as variedades RB 92579, 98710 e 867515.
Segundo Adeilton Lourenço, técnico agrícola da Pindorama, cada variedade se desenvolve de maneira especifica conforme a época do ano e o clima. A variedade com final 710, por exemplo, ocupa 30% dos três mil hectares de terras dos colonos nesta safra. Para o meio e fim de safra, a variedade de final 579 é avaliada pelos produtores como um dos melhores resultados.
“A 579 é uma vedete dos colonos. Eles assimilaram bem e estão gostando do desenvolvimento dela. Quando chegamos a eles para falar de variedades, eles perguntam logo se é a 579, porque ela se adaptou bem ao nosso clima, as chuvas e a seca. É uma cana que sofre mais na seca, mas no momento da chuva ela dispara em relação às outras. Tivemos experiências com canas que sustentam a seca melhor, mas a recuperação dessa variedade é surpreendente”, avaliou o técnico agrícola.
Nesta safra, Adeilton Lourenço revelou que está sendo testado no Centro de Variedades Experimental implantado na Pindorama pelo PMGCA a variedade RB 981552. Pronta para o corte, Adeilton afirmou que a RB é bastante versátil e boa para início e meio de safra. “Estamos testando, vamos aguardar para ver como ela vai se comportar durante o ciclo. De acordo com os resultados, iremos encaminhar para nossos colonos”, disse.
Com a ajuda desses experimentos, a cooperativa pretende moer este ano de 850 a 900 mil toneladas de cana-de-açúcar neste ciclo, representando um crescimento de 25 a 30% em relação à safra 2009/2010.