×

Alagoas

Pindorama reforça responsabilidade social na comunidade

Niep e Cetrup promoveram ações em prol do cooperativismo

No povoado Pindorama, na zona rural de Coruripe, visitantes de Alagoas e outros estados conhecem a aplicação do modelo cooperativista na comunidade, onde há quase 60 anos foi responsável por desenvolver milhares de cooperados e garantir a permanência de famílias no ramo agrícola.

Por meio das ações do Núcleo Incubador de Empresas Pindorama (Niep) e do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), os trabalhos com a agricultora familiar vão além do campo e tornam-se práticas de empreendorismo e educação de crianças e jovens moradores da comunidade.

Formação Cooperativista

No Cetrup, projetos pedagógicos e de responsabilidade social desencadearam em 2013 melhorias não só para equipe que faz o centro. Por meio do programa Cooperjovem, houve o acompanhamento aos projetos desenvolvidos nas escolas municipais de Coruripe e Penedo, além da realização de cursos de formação continuada a professores das duas cidades.

Outros programas do Cetrup como Jovemcoop e O Amanhã de Pindorama levam à juventude rural questões como liderança, sustentabilidade e empreendedorismo voltados ao cooperativismo, sem esquecer o apego ao campo e ao cultivo orgânico.

Empreendedorismo

Ainda no caminho da responsabilidade social, a Pindorama, por meio do Niep, busca sensibilizar cooperados, microempresários e associações para aprimorar seus planos de negócios e desenvolver seu lado empreendedor. Já são dezenas de empreendimentos fortalecidos no povoado, engrandecendo o portfólio do núcleo.

Com toda a trajetória de transformação da comunidade, o Niep já foi agraciado o Prêmio de certificação de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, por conta dos trabalhos realizados pela Associação de Confecção Nova Esperança de Pindorama.

Para 2014, o núcleo está na disputa do Prêmio ODM Brasil, cuja premiação acontecerá no mês de abril.

Com tantos reconhecimentos, a equipe do Niep não deixa o trabalho de lado e sabe que a luta ainda é grande. “Este ano a incubadora entrará no processo de mais inovação, na expectativa de ter dentro do seu banco de ideias a criação de novos empreendimentos com responsabilidade de buscar soluções mais inteligentes, sustentáveis e competidoras, contribuindo com o desenvolvimento do município, do estado e do país”, destaca a gerente do Niep, Marinalva Nanes.