A Cooperativa Pindorama recebeu, na semana passada, a visita do gerente da Universidade Coopavel (Unicoop), Antonio Augusto Putini, professor e especialista em projetos de preservação do meio ambiente. O objetivo da visita foi analisar a estrutura de Pindorama e traçar projetos de desenvolvimento e preservação do meio ambiente, principalmente na preservação das nascentes que cortam a cooperativa.
Mas, na Pindorama a preocupação com a preservação do meio ambiente não começou agora. Dentro dos projetos Pimenta Malagueta e da horta orgânica, por exemplo, já se trabalha com jovens do projeto O Amanhã de Pindorama e Jovens Lideranças Cooperativistas a importância da preservação ambiental e o plantio de vegetações nativas nos leitos dos rios e nascentes, enfim a proteção de matas ciliares.
Mesmo sem iniciar os trabalhos sugeridos pelo técnico a Pindorama saiu na frente. “O projeto de preservação das matas ciliares, consequentemente a preservação das nascentes de Pindorama já começou. Plantas nativas como camundongo e Piauí já estão sendo plantadas. A nossa expectativa quanto à visita de Putini são as sugestões de projetos e atividades que possamos desenvolver nesse processo de conscientização de que temos que preservar o meio ambiente”, afirmou Klécio Santos, presidente da Pindorama.
A gerente de recursos humanos de Pindorama, Alvacy Vieira, acompanhou a visita técnica e afirmou que dentre as atividades sugeridas estão programas de educação ambiental para jovens e adultos, através da instalação de uma escola no campo; preservação das nascentes; e a implantação do controle de qualidade, que visa diminuir o desperdício, padronizar e disciplinar as ações da empresa.
“Putini deixou várias sugestões para análise da diretoria. A partir de março tenho certeza que teremos novidades que integram o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e educação. Iremos trabalhar com as crianças, jovens e adultos, colonos e parceiros”, relatou Alvacy Vieira.
A Cooperativa Agrícola de Cascavel (Coopavel), localizada no oeste do Paraná, recebeu em 2008 o prêmio “Cooperativa do Ano 2008” na categoria Meio Ambiente com o projeto Água Viva, comandado por Putini, desenvolve ações de preservação e recuperação de nascentes, consideradas essenciais para agricultura e para as famílias.
