×

Negócios/Economia

Pindorama realiza planejamento de moagem para a safra 2013/2014

Com as proximidades do início da safra 2013/2014 de cana-de-açúcar, previsto para a segunda quinzena de setembro, a Usina Pindorama realiza seu planejamento de moagem com os fornecedores, visando garantir melhor fluxo de produção na unidade industrial, localizada em Coruripe. O trabalho ainda organiza melhor os produtores para saber em qual momento ele fornece.

O planejamento consiste basicamente em um levantamento do número de produtores — atualmente quase todos os 1.160 vinculados à Cooperativa Pindorama plantam cana — além da quantidade fornecida por cada um. Depois disso, é elaborada uma planilha dividindo os meses de moagem e quem vai plantar em cada um desses meses, até março de 2014.

“É por meio da planilha que o produtor não fica perdido. Evidentemente que a quantidade de cana não é esmagada todos os meses por igual, mas isso serve inclusive para termos um levantamento dos produtores mais organizados, e esses fornecerão todo mês, equalizando a produção”, explica o técnico agrícola da Pindorama, Adeilton Lourenço.

Incentivar os produtores a fornecerem também está nos planos da cooperativa, principalmente nos primeiros meses de moagem, em que muitos cooperados ficam mais cautelosos. “Às vezes a plantação de alguns não está em ponto de maturação, que deve ser o suficiente para produzir 114 kg de açúcar por tonelada esmagada. Caso no último trimestre de 2013 o seu produto não atinja essa quantidade, ele não terá deságio, mas receberá o valor padrão da TR (taxa referencial)”, ressalta Lourenço.

Tal incentivo vai facilitar que o campo seja evacuado, preparando o solo para a próxima safra. “A cana colhida mais cedo vai garantir umidade ao solo. Se dermos condições ao cooperado fornecer por quase toda a safra, ele estabelece esse trato e melhora sua produção na safra seguinte”, completa o técnico agrícola.