×

Alagoas

Pindorama participa de rodada de negócios com diretoras de escolas

Suco concentrado, açúcar, vinagre, todo o mix da Cooperativa Pindorama foi apresentado durante toda esta segunda-feira, 13, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Alagoas durante a primeira rodada de negócios entre cooperativas e associações ligadas à agricultura familiar e escolas da rede pública de ensino promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em Alagoas. O objetivo do encontro é fazer valer a lei 11.947, que determina que pelo menos 30% da verba destinada à merenda escolar seja aplicada no fomento da agricultura familiar da região.

O gerente comercial da Cooperativa Pindorama, Daniel Lavenère, participou da rodada e ressaltou a importância da iniciativa não só para a cooperativa, mas para a comunidade de Pindorama como um todo. “Iremos entrar num mercado novo e diferente. Nas escolas estaremos apresentando nossos produtos para os consumidores do futuro. Alimentos saudáveis e de qualidade, sem contar que nesse novo mercado estaremos fomentando ainda mais a produção dos nossos agricultores familiares”, destacou.

A Cooperativa Pindorama é uma das unidades do estado formada por 100% de agricultores familiares, reunindo 1100 agricultores da região sul do estado. E para atender essa nova demanda a cooperativa já pensa em designar um vendedor especial, do atendimento logístico porta-porta. “Para atender as pequenas mercearias, padarias e mercadinhos de bairro trabalhamos com uma logística diferenciada e é essa que vamos adotar quando começarmos a fechar negócios”, adiantou o gerente comercial.

A delegada regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Alagoas, Sandra Lira, explicou que neste primeiro momento foi promovido o contato entre as diretoras de escolas e as cooperativas para a apresentação dos produtos e as qualidades de cada um. Com a definição de qual produto as escolas vão adquirir, no próximo dia 20, o Sebrae e o MDA vão promover uma oficina com os diretores de escolas para a preparação da Chamada Pública, onde será elaborado o contrato de compra dos alimentos.

Ainda segundo Sandra Lira, além de promover o cumprimento da lei, o crescimento da cadeia produtiva do estado e a inserção de alimentos naturais na merenda escolar garante também segurança alimentar para as crianças e jovens. “Reunimos o Conselho Estadual de Alimentação Escolar e as nutricionistas do estado e município de Maceió para reformularem os cardápios e inserirem o leite, o suco, as raízes e vegetais na dieta dessas crianças. Vamos promover também qualidade de vida”, ressaltou Sandra Lira.