A Cooperativa Pindorama e várias entidades ligadas ao setor rural do Estado participaram na manhã desta terça-feira, dia 05, da reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, na sede da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), em Maceió, para apoiar a derrubada dos vetos da MP 610, a qual trata a questão da dívida dos produtores de cana.
A Medida Provisória, covertida em Lei 12.844/2013, prevê o benefício Garantia-Safra aos agricultores que tiveram prejuízos com a seca durante a safra 2011/2012. Em julho deste ano, foi aprovada pelo Senado, sofrendo vetos do Executivo.
Para o presidente da Pindorama, Klécio Santos, agilidade deve ser o lema a ser adotado sobre a derrubada dos vetos. “São milhares de produtores em Alagoas necessitando de tais compensações sobre essas dívidas. O senador declarou que a apreciação dos vetos sobre a MP 610 será no máximo de 30 dias e aguardamos isso o mais rápido possível”, avalia Klécio.
Além de discutir a questão do endividamento rural, Renan ainda anunciou a subvenção de R$ 0,20 por litro de Etanol, na busca por fortalecer a produção da susbtância nas usinas. O abono faz parte da edição da MP 615, a qual também trata do pagamento de R$12 por tonelada de cana para quem planta até o limite de 10 mil toneladas.
“Os nossos cooperados são em quase sua totalidade produtores que vão até o limite das 10 mil toneladas de cana. A respeito do etanol, vai compensar o prejuízo com a última safra, em que a substância teve uma queda na produção em nossa usina”, completa o presidente da Pindorama.
