A Cooperativa Pindorama em parceria com o Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) iniciou mais uma turma do Programa Bolsa Qualificação. Cerca de noventa trabalhadores da Usina Pindorama, que encerrou a moagem desta safra no final de março, gozam de uma modalidade diferente de seguro desemprego no período da entressafra.
Enquanto a usina está se preparando para safra 2011/2012, os trabalhadores são orientados a participarem ao longo de quase três meses de diversos cursos de capacitação e em contra partida são remunerados.
De acordo com a gerente de Gestão de Pessoas da Cooperativa Pindorama, Alvacy Vieira, a grade do curso é estruturada de forma que os trabalhadores possam desenvolver melhor suas atividades, por isso é essencial as orientações sobre segurança do trabalho, ética, primeiros socorros e legislação.
A preocupação com o bem-estar dos funcionários também foi um dos pontos levados em conta para capacitação do grupo. No curso haverá módulos de saúde bucal, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e até finanças pessoas.
“A Cooperativa Pindorama desenvolve este programa há vários anos e tem a preocupação de incluir aqueles funcionários que se destacaram durante o período de trabalho, os que apresentam um perfil cooperativista, buscando o desenvolvimento da unidade”, frisou Alvacy Vieira.
O grupo está dividido em duas turmas, que já discutiram a força do trabalho em equipe com a psicóloga e instrutora do Sescoop/AL, Telma Inez. As aulas acontecem no Centro de Treinamento Rural, no povoado de Pindorama, em Coruripe, e vão até o mês julho