A Cooperativa Pindorama sediou, nesta quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26, uma capacitação para técnicos agrícolas sobre as pragas quarentenárias Helicoverpa armigera e Cochonilha Rosada. O objetivo da atividade, promovida em parcerias com entidades do estado ligadas a agropecuária, foi a realização de ações de prevenção e manejo das pragas.
O treinamento, realizado na Cooperativa, no município de Coruripe, contou com a participação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Superintendência Federal da Agricultura (SFA).
Durante a capacitação, foram realizados com os participantes debates e palestras. Ocorreram também visitas ao campo, reconhecimento do ataque das pragas, método de coleta dos insetos, características e procedimentos de controle, e, ainda, a entrega de armadilhas.
A gerente de Defesa Sanitária Vegetal da Adeal, Maria José Rufino, ministrou palestra sobre a praga Helicoverpa. “Também realizamos visitas ao campo, com o objetivo de fazer o reconhecimento da praga, e ainda realizar o monitoramento das armadilhas”, explicou a gerente.
Coordenaram apresentações ainda o fiscal federal da SFA/AL, Jorge Pohl, que dialogou sobre a situação atual da praga em Alagoas, e a doutoranda do Ceca, da Ufal, Jakeline dos Santos, através de debate sobre manejo integrado da praga.
Lucélio Santos, gerente agrícola de Pindorama, acompanhou os dias de capacitação e falou sobre a importância da atividade: “Este treinamento vem para trazer melhorias para os produtores. Há oito dias foram colocadas as armadilhas, e já conseguimos localizar as pragas. Com a parceria com a Adeal e com a Secretaria Municipal de Coruripe, vamos continuar realizando o monitoramento, que será quinzenal”, explicou.
