Visando ocupar e qualificar seus funcionários, a Cooperativa Pindorama adota pelo décimo ano consecutivo o Programa Bolsa de Qualificação Profissional, que capacita funcionários durante período da entressafra da cana-de-açúcar, funcionários dos setores administrativos e da fábrica de sucos, que também dependem de determinadas épocas do ano para produzir mais.
O principal objetivo do programa é garantir os postos de trabalho durante a safra. O Programa Bolsa Qualificação é um programa desenvolvido pelo governo federal, no qual o trabalhador com suspensão do contrato mínimo de seis meses tem o direito de receber o seguro desemprego, enquanto participa de atividades educativas e profissionalizantes até o retorno as atividades.
Na Pindorama, 132 pessoas participam de cursos promovidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Alagoas (Sescoop/AL) na prevenção de acidentes no trabalho, higiene bucal, DST’s, ética no trabalho, cooperativismo, entre outros.
Segundo a gerente de recursos humanos Alvacy Vieira, que coordena o programa há quatro anos em Pindorama, durante esses cinco meses os funcionários assistirão toda semana orientações sobre temas diferentes, serão 21 módulos. “No período da entressafra a quantidade de desligamento é grande e para evitar essa prática trabalhamos com o Bolsa Qualificação”, explicou.
Para a gerente de RH, o mais importante em todo esse processo é que os colaboradores não se desligam da cooperativa e ocupem o tempo ocioso se qualificando. “Recebemos profissionais qualificados e emprenhados no exercício de informar nossos colaboradores”, destacou.
