Helinho comemora seu feito em Indianápolis
O piloto brasileiro Hélio Castroneves mostrou neste sábado que está mesmo disposto a gravar o seu nome de vez na história das 500 Milhas de Indianápolis. Vencedor por três vezes da mais importante prova do automobilismo mundial, o piloto da Penske conseguiu a sua quarta pole no circuito oval, cravando a média de 366,803 km/h. O australiano Will Power, seu companheiro de equipe, será o segundo no grid.
Com a melhor marca de toda a semana – os treinos livres acontecem desde o último sábado -, Castroneves se igualou a mais dois pilotos como o segundo recordista de poles em Indianápolis. Além do brasileiro, apenas os norte-americanos A.J. Foyt e Rex Mays largaram quatro vezes na pole no oval.
Além de Castroneves, outro destaque do Brasil em Indianápolis foi Bia Figueiredo, que conseguiu ficar entre os 24 primeiros colocados definidos neste sábado. A piloto da Dreyer & Reinbold largará no 21.º lugar, melhor marca de um estreante nesta Indy 500. O feito rendeu até um troféu para a brasileira, que comemorou bastante o bom desempenho.
“Estou muito feliz. Trabalhamos para mudar algumas coisas mais no meu carro depois da minha primeira saída, e na segunda fui com tudo. Na última volta tive que dar uma tiradinha de pé, pois o carro escorregou de frente, e com isso perdi quatro posições. Mas o importante é que me classifiquei no Pole Day para disputar a corrida”, disse Bia após o treino.
Fechando a participação dos brasileiros que se deram bem no treino deste sábado, Raphael Matos, da De Ferran, conquistou a 12.ª posição, e Mario Moraes, da KV, largará logo atrás, em 13.º. Já Vitor Meira, Mario Romancini e Tony Kanaan não conseguiram garantir um lugar entre os 24 primeiros e terão que voltar à pista neste domingo para definir o restante do grid.
Sexta etapa da temporada na Fórmula Indy, as 500 Milhas de Indianápolis serão disputadas no próximo dia 30.
Confira os 24 primeiros do grid de largada para a Indy 500:
1.º – Hélio Castroneves (BRA/Penske)
2.° – Will Power (AUS/Penske)
3.° – Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi)
4.° – Ryan Briscoe (AUS/Penske)
5.° – Alex Tagliani (CAN/Fazzt)
6.° – Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi)
7.° – Graham Rahal (ING/Rahal Letter)
8.° – Ed Carpenter (EUA/Vision)
9.° – Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas)
10.° – Townsend Bell (EUA/Sam Schmidt)
11.° – Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold)
12.° – Raphael Matos (BRA/De Ferran Dragon)
13.° – Mario Moraes (BRA/KV)
14.° – Davey Hamilton (EUA/De Ferran Dragon)
15.° – Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold)
16.° – Marco Andretti (EUA/Andretti)
17.° – Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)
18.° – Dan Wheldon (ING/Panther)
19.° – Ernesto Viso (VEN/KV)
20.° – Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold)
21º – Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold)
22.° – Simona de Silvestro (SUI/HVM)
23.° – Danica Patrick (EUA/Andretti)
24.° – Bertrand Baguette (BEL/Conquest)
